sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Sensor no painel de fotos

Fala galera hoje o post é bem rapidinho, mais só uma pequena idéia que tive de colocar um sensor acoplado com uma lâmpada de foco, no painel de fotos, a idéia é simples, utilizo para isso um sensor industrial, utilizado em fábricas, só instalei ele de maneira que ficou direcionado bem na frente do painel, assim quando alguém para em frente o painel para ver as fotos, ele aciona uma luz de foco que esta posicionada para iluminar o painel tambem.


sensor de presença.

visão de frente do sensor.

visão lateral do sensor.

posição do sensor no painel.

posição sensor luz e painel.

luz de foco junto com luz do quarto.

luz de foco.




quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Distribuidor de cartas automático.

Salve galera hoje posto um projetinho bem bacana, trata-se de um distribuidor de cartas para jogos computadorizado, antes de começar a postagem irei contar um pouco da história que fez com que surgisse esse distribuidor.
Como tradição todo ano a turma de controle e automação, faz um trabalha de fim de curso, mesmo estando no primeiro ano, são obrigados a projetar algo utilizando motores de passos e um arduino para o controle, então como tenho umas amigas que estavam projetando algo, resolvi ajudar elas, a principio a idéia me parecia meio difícil mas a gente foi trabalhando em cima do projeto e tudo foi ficando bom, apresento pra todos o distribuidor de cartas automatizado.


Modelo de Arduino utilizado no projeto

Motores de passos utilizados no projeto.

Bom o projeto é todo feito em poli carbonato e um perfil de alumínio, uma liga bem forte 7075, um alumínio aeronáutico, utilizamos, algumas rodas da própria impressora foram utilizadas para empurrar as cartas, o projeto completo ficou mais ou menos assim.











Bom passando por essa parte toda mecânica, temos que pensar na parte elétrica, para isso resolvemos montar a parte eletrônica dentro de uma caixa de fonte de computador, lá dentro enconta-se o arduino, a fonte que foi montada, com regulador de tensão de 12v (LM7812), e com o arduino, e o CI drive de potência (ULM2803), e o resultado final foi esse:









Bom para o controle de tudo, foi feito um programa (interface) no computador que dava a opção para o usuário, poder escolher, entre as opções, jogos pré programados, e uma opção que da ao jogador a possibilidade de formatar o seu jogo, escolhendo o numero de cartas, o numero de jogadores, e o número de cartas distribuídas  por jogadores , por volta dada.





Com essa interface o jogador pode configurar o tipo de jogo ou ja escolher um pré programado.


















domingo, 12 de dezembro de 2010

Fresa CNC para PCI.(Suporte para fixar a mine retifica)



Parte 01 - Parte02 - Parte03 - Parte04 - Parte05 - Parte06 -





Fala galera eu estava com uma grande duvida em que utilizar para fazer literalmente a usinagem da placa, e ate mesmo pensei em fazer algo fixo, tipo utilizando um motor que já tenho aqui  que esta com um madrilzinho preso a ponta, porem achei que poderia ão ter a força suficiente, então pensei em algo mais prático.


Motor com mandril.

Motor com mandril.

Motor com mandril.

Bom esse motor era de um furador que eu fiz para placas, para furar ate que era bom mais acredito eu que para usinar ele não iria dar conta.
ae entra a parte de construção de espécie de um mancal, para fixar a mine retifica, no caso utilizo como molde uma "DREMEL", que é a mais comum do mercado.


Mini retifica Dremel.

Para reduzir um pouco o peso do eixo Y, moldei em nylon um mancal e fixei em um pedaço de fibra de carbono para ser futura-mente fixo no eixo Y.


Mancal feito de nylon.

 Mancal feito de nylon.

Passando o macho no nylon.

Furos escariados.

Parafuso no furo.

Fixação pronta.

Visão geral.

Fixação no eixo Y.

Visão com a mini retifica no lugar.

Outra visão do conjunto quase pronto.


Parte 01 - Parte02 - Parte03 - Parte04 - Parte05 - Parte06 -





.






sábado, 4 de dezembro de 2010

Fresa CNC para PCI.(construção das buchas de bronze)




Parte 01 - Parte02 - Parte03 - Parte04 - Parte05 - Parte06 -


É  galera mais uma vez estamos aqui agradeço quem está me acompanhado neste projeto, hoje posto pra vcs como estou fazendo as buchas dos trilhos.
Primeiramente optei por faze-las de bronze por se tratar de um metal auto lubrificante, mais o problema era onde encontrar bronze, e depois ter que ir ate um torno e fazer as buchas de acordo com a espessura exata, bom então tive a idéia de procurar os carros das impressoras que eu utilizei para retirar os trilhos, bom o único problema era que eu havia jogado fora os carros antigos, a unica solução foi eu ir atrás de outros, procurei aqui na minha faculdade e descobri que existe um deposito onde coisas velhas como motores e peças de computadores que são concertados ficam armazenados, então fui até la e encontrei que eu precisava.



Carros da impressora utilizados.

Até parece novos.

Visão do carro original.


Bom com essas buchas já prontas, alinhadas e com uma altíssima precisão, só faltava achar um jeito de transforma-las para algo que realmente fosse útil para mim, então com uma serrinha fui cortando partes que não me agradava e transformei elas para a maneira exata como eu precisava , ate utilizei os furos que já existiam nesses carros.


Visão dos carros antes e depois da modificação.


Bom agora ficou mais fácil coloquei eles nos trilhos e em seguida fixei o eixo Y já no seu lugar, então ficamos com uma grande parte dela já pronta.


Buchas colocadas nos trilhos. 

Eixo Y fixadas nas buchas.

Visão geral de como esta ficando a fresa.



Parte 01 - Parte02 - Parte03 - Parte04 - Parte05 - Parte06 -

.