domingo, 16 de janeiro de 2011

Termômetro PIC.

Salve salve galera, hoje venho com um simples projeto, existem vários desses projetos na internet já, porem eu optei por desenvolver a versão mais simples possível, para que todos tenha aceso as componentes e todos consigam montar com extrema facilidade.
neste projeto eu desenvolvi um termômetro capas de dizer a temperatura ambiente através de um display de LCD, para isso utilizo como sensor um LM35, e como uC PIC 16F877A, mito comum nos projetos e de extrema facilidade para o manuseio.


O microcontrolador.

Como microcontrolador eu utilizei um PIC 16F877A da Microchip  por ser muito completo, com 40pinos, sendo 33 pinos de I/O. Destes 33 pinos, 8 são do conversor Analógico Digital de 10-bit que podem ser usados para ler tensões de sensores de temperatura, umidade, etc.

Este microcontrolador ainda tem recursos como Timer0 com 8-bit para o timer e 8-bit para o prescaler, Timer1 com 16-bit para o timer/prescaler e pode ser incrementado durante o Sleep por um clock extreno, Timer2 com 8-bit para o timer-prescaler, 2 módulos de PWM(10-bit) com captura(16-bit) e comparação(16-bit), entre outros. Mas para este projeto não usarei estes recursos.






O sensor.

O LM35 é um sensor de precisão fabricado pela National Semiconductor, que apresenta uma saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão de 4-20Vdc e GND, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura.
O LM35 não necessita de calibração externa ou “trimming” para fornecer com exatidão, valores temperatura com variações de ¼ºC ou até mesmo ¾ºC dentro da faixa de temperatura de –55ºC à 150ºC.
Este sensor tem saída com baixa impedância, tensão linear e calibração inerente precisa, fazendo com que o interfaceamento de leitura seja especificamente simples, barateando todo o sistema em função disto.
Este sensor poderá ser alimentado com alimentação simples ou simétrica, dependendo do que se desejar como sinal de saída, mas independentemente disso, a saída continuará sendo de 10mV/ºC.
Ele drena apenas 60μA para estas alimentações, sendo assim seu auto-aquecimento é de aproximadamente 0.1ºC ao ar livre.
O sensor é apresentado com vários tipos de encapsulamentos, sendo o mais comum o TO-92, que mais se parece com um transistor, e oferece ótima relação custo benefício, por ser o mais barato dos modelos e propiciar a mesma precisão dos demais.
A grande diversidade de encapsulamentos se dá devido à alta gama de aplicações deste integrado.




Bom em seguida coloco uma foto de como ficou o projeto montado, simulado no PROTEUS, tambem vou disponibilizar um arquivo para dawnload com a simulação, o programa em .C, a biblioteca do LCD , tudo prontinho e super fácil de se montar em casa, em seguida apresento o diagrama elétrico:



Bom galera é isso por hoje, para obter todos os arquivos para a sua montagem >>>>CLICK AQUI.<<<<









domingo, 9 de janeiro de 2011

Um pouco sobre LED's e cálculos de resistores.


Fala galera venho postar hoje aqui uma simples explicação sobre LED's e cálculos de resistores, porque é grande as pessoas que me perguntam, como ligar? qual resistor utilizo? 1K serve pra tudo?, enfim resolvi falar um pouco sobre os LED's vamos la


LED (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de luz)

O LED é um díodo semicondutor (P-N) que quando sujeito a energia emite luz visível.
A luz é monocromática e é produzida pelas interações energéticas dos elétrons.
O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência. Em qualquer junção P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrons.





Identificação e Ligações do LED

Um LED deve ser lugado de forma correcta, o circuito de ligação deve ter o positivo (+) para o anodo e negativo (-) para o cátodo. O cátodo é o terminal mais curto e deve ter um corte no lado da cápsula do LED. Se olharmos para o interior do led o cátodo é o eletrodo maior (embora não seja uma forma standard de identificação pode ser utilizada)

Os leds podem ficar danificados por ligação incorrecta ou na hora de soldar. O risco da solda é baixo excepto se demorar demais no  tempo. Não são necessárias precauções especiais para soldar a maior parte dos leds





Testar LED

NUNCA LIGAR UM LED DIRECTAMENTE À FONTE DE ALIMENTAÇÃO!

O led destruir-se-á quase instantaneamente, uma elevada corrente passará na junção e queimará.

Um led deverá ter uma resistência em série para limitar a corrente de funcionamento, no entanto, se desejar testar um led, pode-se utilizar uma resistência de 1K se a alimentação for até 12 volts. Não esquecer de ligar os terminais correctamente (Anodo, cátodo). 





Leds em paralelo

Ligar leds em paralelo com apenas uma resistência de carga, não é uma boa ideia.
Se os led's necessitarem de uma tensão de funcionamento diferente apenas o led de menor tensão acenderá e possivelmente ficará destruído. Se os leds forem idênticos podem ligar-se em paralelo, raramente este tipo de ligação oferece benefícios, é preferível e aconselhável usar cada um dos leds com a sua resistência limitadora.






Ligação de leds em série

Os leds podem-se ligar sem problema em série





Características de alguns leds






Cálculo da resistência de polarização de um led.


 O led e a resistência estão em série,  a tensão no led é o somatório da tensão sobre o resistência será igual a tensão da fonte (Vfonte). Para calcular precisamos saber o valor da tensão sobre o resistência.

 R = Vres. / iled
 R = resistência em ohms (ohm);
 Vres. = tensão sobre o resistor em volts (V);
 iled = corrente sobre o led em amperes (A);

Exemplo calculo de uma resistência de polarização de um led:
Para um led vermelho (FLV 110), a tensão é de 1,7 V,  tensão da fonte de 9V e uma corrente de 15mA ou 0,015A, então teremos:

Vres. = Vfonte - Vled
Vres = 9 - 1,7 = 7,3V
R=Vres/iled R = 7,3 / 0,015 = 486ohm ( valor comercial aproximado 560ohm ).

Potência resist:
Pres. = Vres. * iled
Pres. = 7,3 * 0,015 = 0,1095W (usa-se 1/8W)