Esses dias eu acordei em meu quarto com o sol batendo na minha cara, quando olhei e vi que a janela estava aberta e a persiana também, como estava com muita preguiça de levantar para fechar a persiana, fiquei pensando como seria bom algo que fosse possível controlar a abertura desejada sem ter que levantar da cama, sabe como se fosse apagar a luz, já que o interruptor fica bem em cima da cama possibilitando seu controle mesmo deitado, então porque não ser um botão junto com o da lâmpada?
A idéia era muito boa então resolvi procurar um motor que fosse ideal para adaptação, o que encontrei que mais me satisfez foi um motor velho de impressora 12V e com consumo de corrente relativamente baixo.
Foto do tipo de persiana a ser automatizada.
Motor de impressora 12V.
Comecei desmontando a persiana e analisando seu mecanismo, e observei que aquela cordinha cheio de bolinhas que é responsável pelo posicionamento das pás era uma simples cordinha que funcionava como uma correia dentada rodando o sistema, movimentando as pás, então retirei essa cordinha de bolinhas e prendi o motor da impressora com duas abraçadeiras de plástico (essas fitas tipo lacre), em seguida conectei o motor no sistema de mecanismo da persiana por meio de um anel oring, assim finalizando a parte de mecanismo, faltando apenas a parte de controle do motor.
Mecanismo da persiana.
Abraçadeiras utilizadas para prender o motor.
Anel oring utilizado geralmente para vedação.
Passado todo esse processo, faltava ainda analisar como seria feito o controle do motor pois seria necessário a existência de uma chave para selecionar a posição das pás além de um botão de pulso para realizar a movimentação. Dando uma fuçada nas minhas coisas encontrei uma chave que seria ideal pois ela tinha 6 pinos e duas posições, era igual a da figura a seguir:
Bom explicando seu funcionamento temos o seguinte:
Posição 1 temos a conexão dos pinos 1 com 2 tanto do lado A quanto lado B, e na posição 2 temos a conexão dos pinos 2 e 3 também tanto do lado A quanto do lado B, assim possibilitando uma montagem onde conseguimos inverter a polaridade do motor ja que se trata de uma fonte de corrente continua, e com o auxilio de um botão de pulso do tipo NA (normalmente aberto) podemos fazer o comando da movimentação após ter escolhido o lado desejado.
Botão de pulso NA (normalmente aberto).
Esquema da ligação para que possibilite uma inversão do motor.
Com essa ligação feita , eu apenas adaptei tudo isso em um espelho de luz no meu caso o mesmo que utilizo na cabeceira da cama para acender a luz, passei todos os cabos por cima da lage, e coloquei uma fonte de alimentação la em cima de 12V obtendo resultados extremamente satisfatórios que mostro no seguinte vídeo:
Hoho!! Simples e eficiente! Ficou muito dahora Thales, grande abraço.
ResponderExcluirOlá Thales, como você colocou o fim de curso na persiana?
ResponderExcluirqualquer coisa você me manda pelo email
edismon_draven@hotmail.com
obrigado.
Desculpa a demora então coloquei uma chave essas micro switch, infelizmente não tenho mais a cortina automatizada mais era simples só para desligar o motor, a preciana chegava no fim batia na chave
ExcluirComo ficou o fim de curso pra esse sistema aí?
ResponderExcluirLi o projeto todo pra ver como era o fim de curso, e você nao ensinou...kkk
ResponderExcluirexplica ai como utilizar ele!
Eu também gostaria de saber Thales, como é esse "fim de curso" hehe, se puder mostrar, eu e o amigo Rbrisolar ficaríamos muito gratos, cara show de bola seu projeto, parabéns, abss
ResponderExcluirentão como disse não tenho mais a cortina, porem era uma simples chave micro switch que a perciana patia ao chegar no fim
ExcluirPessoal, se alguém souber como inserir um "fim de curso" em um sistema automatizado assim como o do Thales, na boa ficaria muito grato se pudesse me dizer, meu e-mail é: blogbage@gmail.com, abss
ResponderExcluirProcurando na internet sobre algo parecido, encontrei esse seu projeto excelente.
ResponderExcluirGostaria de saber se vc poderia fornecer o esquema de "fim de curso".
Parabéns e Obrigado
Outra coisa,
ResponderExcluirVocê diz: "Sou dono da comunidade "Microcontroladores PIC", então, não quiz fazer um esquema controlado por arduino?
Abraço
Com certeza com Arduíno ficaria mais legal, podendo utilizar sensores como LDR para controle automático de luminosidade, ou ate mesmo sensor de temperatura no quarto, seria bem legal desenvolver algo asimm.
ExcluirOla srs, preciso da ajuda de vcs, preciso modular uma persiana, ou seja controlar a incidencia de luz no interior da residencia: Usarei sensor ldr, arduino, e motor de passo, é pra um projeto de tcc vcs podem me ajudar
ResponderExcluirfala wiliam, no caso vc queria algo que respondesse, com a intensidade da luz?
ResponderExcluirquantos motores vc usou .. um pra abrir colocar as paletas na posiçao e outro pra abrir ?
ResponderExcluirquantos motores vc usou .. um pra abrir colocar as paletas na posiçao e outro pra abrir ?
ResponderExcluirCara vc usou um motor só ? uma pra abrir a persiana e pra mudar as paletas ?
ResponderExcluirCara vc usou um motor só ? uma pra abrir a persiana e pra mudar as paletas ?
ResponderExcluirAndré Nunes, parece, pelo vídeo, que ele não abre a persiana só muda o lado das paletas... para abrir vai precisar de outro motor!
ResponderExcluirOlá pessoal. Estava vendo sobre o fim de curso. Se usarem com arduino você pode instalar um motor de passo e fazer a contagem de passos, assim você deixa regulado o número de voltas que ele vai dar e parar sem contar que poderia usar um controle remoto para isso. Fica bem legal. Espero ter ajudado na ideia.
ResponderExcluirsim, com arduino tudo fica mais fácil
ResponderExcluir