terça-feira, 10 de agosto de 2010

CONSTRUÇÃO DE UM TALK BOX.

Fala galera hoje estou postando algo que é bem interessante, a postagem de hoje é mais voltada aos guitarristas, e principalmente aos músicos que gostam de eletrônica, que por acaso geralmente quem gosta de eletrônica gosta de música (Fato interessante que eu observo), enfim vou mostrar a construção do talk box, um pedal para guitarras que é utilizado por grandes músicos famosos porem não é muito conhecido por todos devido ao seu custo.

Pedal profissional de talk box.

 Bom para começar a fazer esse pedal eu fiquei imaginando algo que pudesse produzir o som de maneira que ele fosse totalmente direcionado para uma mangueira de forma bem isolada para que não existisse outro lugar para o som sair, pensei em varias maneiras de construir uma caixa de madeira isolada com um alto falante dentro mais cheguei a conclusão que não seria uma maneira bonita de se fazer o efeito, então tive a idéia de fazer com um drive de corneta, para assim reduzir o tamanha e chegar o mais próximo possível de um pedal.


Drive utilizado para a fabricação.

Então o próximo passo era arrumar uma forma de conectar uma mangueira da boca do drive, a principio foi muito fácil, bastava apenas dar um jeito de transformar rosca em mangueira, utilizei uma redução de 3/3 para 1/2 onde além de reduzir teria que transformar rosca em mangueira.


Bucha de redução 3/4 para 1/2.

Bom ainda teria que transformar 3/4 para algo maior, descobri que uma bucha de 1 polegada para 3/4 dava certo a unica coisa que me faltava era passar a rosca de polegada ( rosca da luva ) para rosca em milímetro ( rosca da corneta), então apelei para o fogo e com uma leve aquecida refiz a rosca.


Bucha de redução já adaptada com fogo.

Bom depois bastava procurar uma mangueira e montar o conjunto, pra isso procurei uma mangueira mais bonita e mais uma vez copiando o talk box verdadeiro fui traz da mangueira transparente que se chama mangueira cristal, enfim montei a parte mais "mecanica".

 
Mangueira cristal.


Redução de 1 polegada para 3/4 adaptada no drive.


Drive com as duas reduções.


Drive com as duas reduções e a mangueira.

Bom passando por toda essa parte, que como disse considero meio "mecânica", comecei a pensar em como fazer para ter o acionamento e a amplificação do som a ser mandado para o drive.
Comecei com a idéia de construir um circuito amplificador com um CI da família TDA, porem repensei e resolvi aproveitar o próprio amplificador que já utilizava, como se tratava de um amplificador com o cabeçote separado da caixa tive que bolar um sistema que fosse capaz de fazer esa divisão do sinal.

 
Modelo do amplificador utilizado.


Peça desenvolvida para realizar a divisão.

Bom essa peça que eu desenvolvi, é um simples divisor do sinal já amplificado, onde você pluga ele na saída do cabeçote e ele possui duas novas saídas, uma P10 (que vai para a caixa) e uma Balanceada ( que vai para  o pedal de acionamento ).
O plug balanceado possui  3 vias onde temos um terra em comum um sinal de positivo e um retorno, e no pedal ocorre a seleção do sinal ( se continua para o drive ou volta pelo retorno para a caixa).


P10 macho, que vai no cabeçote.


Balanceado, que vai para o pedal, e P10 fêmea que vai para a caixa.

 
Saída do cabeçote.


Esquema de ligação do adaptador no cabeçote.


Ligação do retorno do sinal na caixa.


Ligação do balanceado para ir para o pedal.


Diagrama elétrico do adaptador.

Bom como já explicado temos o P10 macho que tem o terra ( cabo azul ) em comum para o balanceando (cabo que vai para o pedal) que é no pino 1 e para o P10 fêmea (que vai pra caixa) e o positivo indo para o balanceado no pino 2 onde depois da escolha vai para o drive ou para o retorno e volta para o falante da caixa no pino 3.  
Após ter montado toda essa parte faltava eu pensar em como fazer esse pedal, então utilizando um footswitch caixa ciclotron que estava parado em casa, comecei a desenvolver um tipo de acionador que no final das contas ficou muito bom. 


Pedal utilizado para fazer a adaptação.


Pedal já adaptado.

Bom inicialmente eu tirei o fio do pedal original, retirei os escritos e adaptei um plug balanceado (para receber o cabo que vinha do cabçote) e um plug P10 para mandar o sinal para o drive e um LED para indicar o acionamento, visualmente foram essas as mudanças feitas no pedal.

 
Plug balanceado do pedal.


Plug P10 do pedal.

Bom utilizando ainda o mesmo botão do pedal original (Botão 6 pinos), resolvi adaptar em um dos lados para ocorrer a seleção e do outro para acionar o LED, utilizei para acionamento do LED uma bateria CR2032, e para evitar perigo de curtos circuitos eu coloquei ela dentro de um saco plástico, a parte de acionamento não é nada muito complexo, é apenas uma chave que seleciona o sinal para o drive ou para a caixa.
Uma coisa muito importante na ligação do drive, é colocar um filtro para que os cortes de freqüência, indesejadas seja feitos, evitando assim as baixas freqüência no drive, evitando que o mesmo queime, para isso utilizei um capacitor eletrolitico bipolar em serie com o sinal positivo do drive, capacitor de 22uF.


Pedal aberto.


Bateria CR2032  3V.


Bateria isolada para evitar contato com o circuito.


Diagrama elétrico do pedal.

Como podemos ver o pedal é uma simples chave que só seleciona para onde enviar o sinal, ou para o driver (caminho que sai no P10) ou para o falante voltando pela via 3 que é o retorno do sinal, uma observação muito importante é a utilização de um capacitor bipolar de 22uF em serie com o positivo do drive, isso faz o corte das freqüência indesejadas, temos também um LED que acende quando a opção drive esta ligada.
Para a ligação do pedal no drive montei um simples cabo PP bicolor 2 por 1mm com um plg P10 e as pontas estanhadas.

 
Cabo para ligar o pedal no drive.

Para finalizar basta montar do jeito que achar melhor e arrumar um jeito de prender a mangueira do lado de um microfone, eu aconselho a retirada da proteção da cápsula do microfone conhecida como globo, assim fica mais confortável além de uma melhor captação do som.


Visão da montagem completa.


Montagem do Talk Box do lado da pedaleira.


Microfone sem globo.


Mangueira presa com fita.