quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Projeto RINO 2.0 - Controlador de motor DC

Fala galera, depois de tanto tempo sem, postar nada, hj venho aqui para pedir ajuda de vcs para esse projeto animal que a equipe Uai!rrior esta desenvolvendo.


Foram mais de 10 anos evoluindo, pensando, errando, corrigindo e se sacrificando, mas finalmente a Equipe Uai!rrior tem o orgulho de dizer que suas eletrônicas serão comercializadas!! Isso mesmo, pela primeira vez iremos disponibilizar nossas placas para o mundo, começando pelo projeto RINO 2.0, que controla dois motores DC com 40 A de Corrente Contínua em uma eletrônica leve e robusta.



Mas para que tudo se torne realidade, vamos precisar da ajuda de todos vocês, e de quebra vocês ainda podem levar diversos brindes exclusivos. Confira o link abaixo do Catarse e apoie nosso projeto!







terça-feira, 16 de outubro de 2012

Interruptor por controle remoto.

Salve galera apos um grande tempo sem postar, resolvi fazer esse post para ajudar uma galera que ainda tem duvidas para fazer a leitura de um controle remoto com arduino, e para utilizar esses dados para poder acionar lampadas ou qualquer outro dispositivo.

Inicialmente temos que fazer uma montagem simples com um  sensor infravermelho, gosto muito do TSOP.


Para inicio vamos fazer uma montagem simples, pois esse receptor, já é encarregado de captura filtragem e amplificação do sinal Infra vermelho gerado pelo controle remoto.

A montagem inicial é a seguinte:



Temos que ver o Datasheet do receptor, pois os pinos podem mudar de ordem, mnais de uma forma geral e generica elas são dasas dessa ordem, 1º - Sinal; 2º - negativo; 3º - Positivo

Em seguida Temos que fazer a leitura do tipo de protocolo que o controle que você pretende utilizar esta se comunicando, essa etapa é extremamente importante, pois cada marca de controle faz um tipo de protocolo diferente

Para isso vamos utilizar um programinha para fazer a leitura das teclas do controle, para isso também temos que ter uma biblioteca que leia os tipos de protocolos, eu estou disponibilizando a biblioteca no seguinte link: http://www.4shared.com/zip/Sc_glkP-/IRremote.html?

Em seguida deve descompactar o arquivo dentro da pasta libraries do arduino para utilizar de forma correta.

Primeiro passo é a leitura do controle.

Como colocamos a biblioteca na pasta certa, temos agora na aba : FILE - EXAMPLES o IR- remote:



Em seguida vamos fazer a leitura do controle para isso abrimos o exemplo IRrecvDump:



Esse exemplo faz uma leitura na porta 11 como colocado no esquemático la em cima e entrega no leitor do serial vários dados, e para nos apena dois deles servem, o que indica que o botão foi pressionado pela primeira vez e o que indica que o botão foi pressionado pela segunda vez.

Bom na leitura do serial ele aparece varias coisas, mais o primeiro valor é o código de cada tecla escrita em hexadecimal  temos apenas que tratar esse código para ter controle de cada tecla ex:


Decoded RC5: 2060 (12 bits)
Raw: ( 20) 574 900 750 1750 800 900 1672 2382 0932 24 323 443 2060

Decoded RC5: 12 (12 bits)
Raw: ( 20) 574 900 750 1750 800 900 1672 2382 0932 24 323 443 12



Temos que observar no meu caso eu apertei o mesmo botão 2 vezes e notamos eu o numero que vem antes do  (12bits) mudou, vamos utilizar esse numero para fazer o próximo programa.

Agora que você já tem o código em HEX de cada tecla do controle podemos fazer o programa que aciona o rele:


#include // Inclui a biblioteca

int RECV_PIN = 11; // Seta pino de entrada

IRrecv irrecv(RECV_PIN);

decode_results results;

void setup()
{
  Serial.begin(9600);  // Inicia comunicaçao serial
  irrecv.enableIRIn(); 
  pinMode(8, OUTPUT); // Seta pino de saida
  
}

void loop() 
{
  if (irrecv.decode(&results)) // teste de comunicação com controle
  {   
    irrecv.resume(); 
  }
  
 if(results.value == 2060) // Aciona a luz conforme o botao
 { 
     digitalWrite(13, HIGH);    
 } 
  if(results.value == 12) // Apaga a luz conforme o botao
 { 
     digitalWrite(13, LOW); 
 }  


}



E com a montagem do seguinte esquemático temos o acionamento:




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Nível para caixas d'água.

Mais uma semana se passou e hoje é dia de projeto novo no blog.
Estava ausente essa semana, viajando para o litoral, por isso não foi possível projeto na segunda.

Bom mais foi na praia que eu tive uma ideia, vi que a mare suba bem rápida de noite, foi quando pensei em fazer um nível eletrônico para saber a altura da maré, bom como isso não é de interesse de todos, podemos utilizar simplesmente como um nível para caixa d'água ou lagos ou ate mesmo uma talha.

A ideia é bem simples podendo fazer quantos patamares quiser, no exemplo vou demostras com 5 patamares.

Podemos ver o seguinte esquemático, onde os eletrodos ficam submerso sendo assim ideal cobre alumínio ou aço inox, o circuito é bem simples podendo funcionar ate em uma porta USB.


Lista De Materiais:

R1-R5 - Resistores 2K2.
R6-R10 - Resistores 22K.
Q1-Q5 - Transistores NPN BC548.
D1-D5 - LED's.

Essa é mais uma ideia simples porem bem funcional, espero que tenham gostados caso tenha alguma duvida pode escrever, caso tenha alguma ideia de projeto pode me escrever estou disponível para tirar todas as duvidas e tentar desenvolver qualquer projeto que seja necessário.

Grande abraços e bom carnaval a todos



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Inversor de Tensão com 555

Hoje é quinta feira né galera e como de costume dia de um projeto novo, essa semana estava mexendo com um CI sensor de corrente, e me deparei que ele precisava de uma alimentação de +5V e -5V, como minha fonte tinha apenas +12V utilizei um CI regulador de tensão LM7805 , e para gerar a tensão negativa, tive que desenvolver um circuito para isso, algo bem simples que acaba sendo muito funcional. Depois de invertida a tensão, utilizei um CI LM7905 responsável por regulagem de tensões negativas.

Uma característica do circuito é que a tensão de saída alem de ser negativa, é 1V menor que a de entrada.

Em seguida o circuito desenvolvido:


Lista de componentes utilizados:

R1 24K 1 / 4 Resistor
R2 56K 1 / 4 Resistor
C1 3n3 25V capacitor cerâmico
C2 47uf 25V capacitor eletrolítico
C3 10uF 25V capacitor eletrolítico
D1, D2 1N4148 diodo de silício
U1 555 Timer

Bom galera esse é um simples projeto mais de grande utilidade, espero que todos tenham gostado qualquer duvida ou sugestão podem me escrever comentar abraços

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Freio de LED's para moto.

Salve galera hoje estou postando um projeto desenvolvido a pedido do Marcelo Mineiro, que se trata de uma luz de freio para moto feitas com LED's.

Como todos devem saber as lampadas de freio são compostas por 2 filamentos internos, um que fica ligado com o farol da moto e um segundo que é acionado quando o freio é utilizado, dando a sensação de uma luz que acende a mais e fica mais forte.



E para acionar separadamente os filamentos, temos 3 contados, um GND que é comum para ambos filamentos e uma alimentação de cada filamento, assim como demostrado na foto a seguir.


A ideia passada por ele não era apenas substituir isso por ledes de alta resolução, mais queria que quando apertado o freio alem de mais leds se acenderem, todos piscassem antes um pouco como um strobo .

Pensando na ideia dele desenvolvi o seguinte circuito:


Para desenvolver esse circuito foram utilizados componentes muito simples encontrado em qualquer loja de eletrônica, e para a programação foi utilizado o microcontrolador PIC12F675, e o programa escrito em C++ foi desenvolvido de uma forma simples e pratica de se entender.

Os arquivos do projeto como Programa em C, Programa em HEX, e esquematico para simulação vc encontra no link ==> CLICK AQUI <==para poder fazer download.



video



Para ver o vídeo no youtube ==> CLICK AQUI <==