quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Nível para caixas d'água.

Mais uma semana se passou e hoje é dia de projeto novo no blog.
Estava ausente essa semana, viajando para o litoral, por isso não foi possível projeto na segunda.

Bom mais foi na praia que eu tive uma ideia, vi que a mare suba bem rápida de noite, foi quando pensei em fazer um nível eletrônico para saber a altura da maré, bom como isso não é de interesse de todos, podemos utilizar simplesmente como um nível para caixa d'água ou lagos ou ate mesmo uma talha.

A ideia é bem simples podendo fazer quantos patamares quiser, no exemplo vou demostras com 5 patamares.

Podemos ver o seguinte esquemático, onde os eletrodos ficam submerso sendo assim ideal cobre alumínio ou aço inox, o circuito é bem simples podendo funcionar ate em uma porta USB.


Lista De Materiais:

R1-R5 - Resistores 2K2.
R6-R10 - Resistores 22K.
Q1-Q5 - Transistores NPN BC548.
D1-D5 - LED's.

Essa é mais uma ideia simples porem bem funcional, espero que tenham gostados caso tenha alguma duvida pode escrever, caso tenha alguma ideia de projeto pode me escrever estou disponível para tirar todas as duvidas e tentar desenvolver qualquer projeto que seja necessário.

Grande abraços e bom carnaval a todos



12 comentários:

  1. Tenho uma dúvida Thales, o BC548 é NPN, onde controla uma tensão negativa aplicando na base uma tensão positiva. Mas no esquema acima parece estar invertido.
    Desculpe se eu estiver errado, estou aqui para aprender mesmo. Estou fazendo um sensor de nível, e tentando entender alguns conceitos.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amigo, realmente você esta certo, eu quando simulei no Proteus passei despercebido, pois essa configuração funciona em simulação, porem o modo correto para a realidade é o GND indo direto para o transistor e o LED logo após o resistor.

    qualquer duvida podem perguntar.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Estou tentando montar esse circuito, mas da forma que está o led já fica aceso.
    Coloquei o VCC na água e quando o sensor entra em contato o led acende, mas isso torna desnecessário o resistor de 2k2. Pode me informar se isso está correto?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, estou com um projeto igua a esse, fora a resistencia na base, porem preciso fazer os calculor e nao está dando certo, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente calcular o resistor através deste Site: http://resistor.cherryjourney.pt/ que calcula através das cores dos Resistores. No meu caso utilizei os seguintes:

      Resistor De 27K (Vermelho, Roxo, Laranja E Dourado)
      Resistor De 470R (Amarelo, Roxo, Marrom E Dourado)

      E o Transistor foi o BC548.

      Espero que tenha ajudado.

      Excluir
  5. boa tarde, estou com um projeto igua a esse, fora a resistencia na base, porem preciso fazer os calculor e nao está dando certo, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. boa tarde, estou com um projeto igua a esse, fora a resistencia na base, porem preciso fazer os calculor e nao está dando certo, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Amigo, executei o seu projeto com os meus alunos. Veja o resultado no link http://www.youtube.com/watch?v=Dph7LwUdbks&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  8. Olá, Eu Gostaria de fazer este seu projeto, porem necessito medir um tanque de água quente 100º graus e enviar para um microcontrolador o seu nível minha dúvida é:

    Seria possível ler este sinal mesmo com água quente.

    Usando dentro do tanque somente a cabeça de um parafuso de
    5 mm tipo (cabeça de panela) .
    será que tem como eu isolar calor da temperatura par enviar este sinal sem danificar os resistores .

    ResponderExcluir
  9. A vantagem de você usar o led no Emissor e não no coletor aumenta muito a vida útil do transistor.Porque existe uma carga de emissor que proteje a junção base-emissor contra picos de tensão que danificaria essa junção.
    Muito interessante!

    ResponderExcluir
  10. Ola Thales
    Gostaria de ver como fica o esquema, depois das alterações descritas na resposta do primeiro comentário.
    Grato

    ResponderExcluir
  11. Boa dia vc tem o circuito impresso da placa ou só o esquema elétrico e qual o tamanho da placa

    ResponderExcluir