quinta-feira, 29 de julho de 2010

Afinador de violão feito com LED's

  
      Fala galera, esses dias estava observando algumas imagens de LED's pilotos de equipamentos eletrônicos, e percebi que quando filmamos eles ou ate mesmo em fotos percebemos que na realidade eles estão piscando, isso se deve ao fato de muitas vezes eles estão ligados com mais componentes só que multiplexados (motivo o qual usamos para economizar saídas de CI's ou microcontroladores) .

Aqui temos a imagem de um LED normal aceso.


Aqui temos  a imagem de um LED que na verdade esta oscilando, geralmente isso não é perceptível a olho nú , pois são freqüência altas causando a ilusão de óptica de que é um simples LED aceso.


      Enfim, com isso tive a simples idéia de ligar dois LED's lado a lado, oscilando em freqüências do tipo 440Hz (ou seja a nota LÁ ) ou qualquer outra freqüência relacionada as notas por exemplo de um violão, de modo que enquanto um LED acende o outro apaga, porem um "ciclo" de um LED correspondesse exatamente a freqüência da nota desejada. 


Imagem correspondente ao ciclo de acionamento dos LED's.


      Utilizando um microcontrolador 16F628A, fiz um simples programa utilizando duas pernas de saida para acionamento dos LED's, de modo que eles piscassem da maneira desejada (anteriormente explicada), assim quando iluminada a corda correspondente a freqüência observamos se ela realmente esta afinada, pois se ela estiver desafinada ficada bem claro a interferência luminosa, de modo que apertando ou soltando a corda conseguimos um alinhamento, pois a freqüência de oscilação dos LED's casa exatamente com a da corda.
      Vejamos em seguida o vídeo demonstrando o experimento.  

      

      Caso queira tentar montar um afinador completo algo que não é muito difícil, podendo ate colocar um simples botão para selecionar a corda, e ate mesmo junto com o botão implementar um display de 7 sentimentos, mostrando assim qual corda se trata aquela freqüência selecionada, em seguida coloco uma tabela com as demais freqüências, faltando apenas calcular os períodos (nada muito difícil simples fórmula física, período inverso da freqüência  T=1/F).

Tabela das freqüência das notas.

12 comentários:

  1. Legal, Gostei, pensei que era uma projeto complexo, com microfone de eletreto e trasistores, hehe
    Muito simples, esse vai ser meu chaverinho !!
    Gostei do blog !

    ResponderExcluir
  2. Olá Thales tem como tu me mandar o esquema eletrônico deste projeto eu gostaria de montar para um trabalho de Física, qualquer coisa meu e-mail é denismoreira5@hotmail.com.
    Desde já Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora, mas esse blog ficou parada por muito tempo, o esquemático é bem simples, ainda se interessa?

      Excluir
  3. Gostaria do esquema, c ainda for possivel me envie; d1360v170r@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá , achei muito interessante esse projeto e gostaria do circuito e a programação , se puder mandar pra mim agradeço . Meu email é esse ai : dbf-1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bom e bastante simples.
    Você poderia enviar o circuito para mim?
    alvaro.feis1@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muuito bom, gostei demais.
    Poderia me enviar o esquema completo por favor ?
    Que Deus te abençoe

    bife.estudante99@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. ola gostaria do esquema ser for possivel
    DANIELBXL@LIVE.COM

    ResponderExcluir
  8. Queria fazer um projeto a partir desse. Você teria foto do esquema ? .se puder mandar no e-mail: naty_gsantos@hotmail.com

    ResponderExcluir