sexta-feira, 30 de julho de 2010

SOM ALTERNATIVO PARA CARROS.

      Fala galera esse meu novo projeto, se deve ao simples fato de ser funcional para mim, simples barato e é claro sempre pelo aprendizado envolvido no desenvolvimento de qualquer tipo de projeto. Se trata de um som que eu desenvolvi para colocar em carros, tudo começou um dia que minha caixa de som do computador parou de funcionar, quando eu abri ela para analisar que poderia estar acontecendo de errado, fiquei espantado como o seu circuito amplificador era simples, era um amplificador feito com um CI TDA7052 que se trata de uma forma simples de construir um amplificador.

Imagem do CI TDA7052.



Pinagem do TDA7052.


      De cara  pensei em adapta-lo no carro, porem existia alguns problemas  que eu só fui descobrir com a tentativa de instalação. Uma das coisas que primeiramente não tinha imaginado seria a alimentação do meu circuito amplificador, na caixinha de som ele era alimentado com a rede elétrica de 127 V porem corrente alternada, e na bateria do meu carro eu tinha apenas 12 V de corrente continua. Então foi analisando melhor o circuito que eu percebi que ele reduzia essa tensão para 6 V através de um trafo (TRANSFORMADOR) e que também existia no circuito uma parte responsável pela retificação , uma simples ponte retificadora com 4 diodos 1N4007. Foi então a idéia de retirar toda essa parte de rebaixamento e retificação e adaptar diretamente a bateria do carro.


Imagem do trafo retirado do circuito original.



Esquema da ponte retificadora presente no circuito.



Diodos 1N4007.

      Bem analisado a situação retirei o trafo e a ponte do meu circuito, e para fazer com que os 12V da bateria virasse 6 V necessários para o funcionamento do meu circuito , utilizei um regulador de tensão do tipo LM78xx, que no meu caso era o LM7806. Por se tratar de um simples componente sua ligação foi muito simples, como mostra as imagens a baixo.



LM7806 Transistor regulador de tensão.



Foto do tipo de encapsulamento (TO-220) do transistor regulador.   



Esquema de ligação dos reguladores da família LM78xx.


      Após toda essa etapa de adaptação, terminei a instalação no carro, porem quando fui testar percebi que o som era muito fraco, isso devido a potência que esse meu circuito fornecia, no caso do TDA7052 apenas 3 Watts  em 8 ohms, para os alto falantes da caixinha mais que suficiente , mais para os alto falantes que instalei no carro era pouca potência, então resolvi colocar também um módulo que estava parado em casa, e com isso sim o som ficou muito bom.



Alto falante 3 W.



Alto falante instalado no carro.



Módulo utilizado para dar potência.



Diagrama elétrico do circuito de amplificação.


      Depois de toda essa breve explicação sobre o funcionamento do meu projeto, apresento aqui um vídeo demonstrando realmente seu funcionamento, espero que todos gostem.

2 comentários:

  1. parabens pelo poste cara a muioto tempo que não vejo tanto empenho na hora de postar serve de exemplo pois me ajudou muito.
    obrigado.

    Uilton / salvador BA

    ResponderExcluir
  2. muito bom tenho um desses com 30w estéreo com TDA1554

    ResponderExcluir