domingo, 24 de outubro de 2010

Strobo de LED's

Fala galera estava um pouco sumido pois as provas da faculdade estava acabando comigo, porem aqui estou de volta com mais um projetinho bem simples na verdade porem bem legar, que traz um resultado interessante, vou mostrar agora a construção de um simples strobo feito com LED's, para isso vamos utilizar o famoso timer 555, um dos CI's mais fabricados e vendidos no mundo.
Começarei então com uma lista de material que vamos utilizar:

- Timer 555
- Resistor de 1 K (marrom/preto/vermelho)
- Resistor de 220 Ohm (vermelho/vermelho/marrom)
- Capacitos eletrolitico 10 uF 
- Potenciometro  100 K (linear)
- Transistor TIP120

Em seguida apresento uma foto de cada componente para que não fique dúvidas na hora de montar.

Timr 555.


Resistor de 1 K.



Resistor 220 Ohm.


Capacitor eletrolitico de 10uF.


Potenciometro 100 K (linear).


Transistor TIP120.


Bem depois de ter todos os componentes, vamos a fazer de apresentação do circuito e de seu LayOut, em seguida coloco as fotos do diagrama elétrico e da simulação em 3D, além da do LayOut, para visualização e para Download.

Diagrama elétrico da montagem.


LayOut com os componentes.


Visualização do LayOut em 3D.


Visualização da montagem em 3D.


Depois de montado o circuito ficou desta maneira:





Em seguida vai um vídeo demonstrativo que eu fiz do circuito funcionando.




















156 comentários:

  1. ola ,seu site e bom,eu gostaria de saber ate quantos leds eu poderia colocar nesse circuito

    ResponderExcluir
  2. Olá então o circuito que gera o pulso, não é influenciado pela quantidade de LED´s colocados, o problema seria sim a corrente que esse painel de LED´s iria consumir, sabendo essa corrente vc pode redimensionar, e trocar o TIP120 por outro que suporta uma drenagem maior de corrente, mais mesmo assim o TIP120, tem capacidade para 5A que ja é uma corrente alta, o segundo problema em montar um painel de LED´s maior, é a fonte de alimentação, ela tem que ser suficiente para fornecer corrente para os LED´s.
    Então são esses dois lugares só que devem ser atentos, a fonte tem que fornecer a corrente que os LED´s consumiram, e o Transitor tem que suportar essa mesma corrente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thales tudo bem queria saber se vc pode me ajudar montei tudo de acordo como vc fez porem meus leds ficaram ligado direto onde posso ter errado obrigado

      Excluir
    2. Olá amigo,se está ligado diréto só pode ser erro na ligação do potênciometro

      Excluir
    3. Olá amigo,se está ligado diréto só pode ser erro na ligação do potênciometro

      Excluir
  3. ata entendi,no meu caso eu tenho uma fonte de 12 5A que usarei so para fazer os testes,ela suportaria muitos leds ne?mas vou comprar umas pilhas de 12v que diz ter 23A,que usarei para tipo colocar na bicicleta entende,movel.
    o circuito esta projetado para quantos volt?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas baterias 23A de 12V que vc fala é aquela para controle de portão???
      Se for não tem nem 50mA direito!!!
      23A é o modelo dela!!!
      Como esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-470927168-bateriapilha-12v-23a-gp-cartela-c-5-unidades-_JM
      Flw...

      Excluir
  4. Fala Valter, me desculpe a demora estava sem internet um tempo, bom então o consumo de corrente dependera do tanto de led que você vai utilizar, tipo o consumo de um led é na faixa de 30mA, porem quando associados vários deles essa corrente pode aumentar rápido, Bom referente a sua outra pergunta, esse circuito foi projetado com um CI timer 555, que pode ser alimentado por uma tensão entre: 4.5v até 16v, porem a tensão que for utilizada na alimentação, será a tensão fornecida na saída, então temos que ficar atento a que valor de resistor utilizar nos led's.

    ResponderExcluir
  5. Ola, tudo bem? Gostei muito do seu projeto.
    Estou pensando em fazer um pequeno strobo para colocar no meu carro, tipo na luz baixa. Assim, trocar as lampadas de luz baixa por leds de potencia para quando ligar a a luz baixa os leds liguem, quando eu apertar um botao cada lado pisque 3 vezes de cada. Acredito que possa usar o seu circuito, se nao se importar e claro. Mas tenho uma duvida, com o 555 eu poderia fazer com que tipo 2 leds possam piscar 3 vezes de cada?

    ResponderExcluir
  6. Ola tudo bem?
    Ótimo seu site, estou iniciando em eletrônica e ja comprei o necessário para construir esse strobo, só que estou com uma dúvida:
    O timer 555 que comprei parece ser menor do que o seu, será q eu comprei errado?
    talvez tenha tamanhos diferentes desse componente será possivel?
    obrigado desde já

    ResponderExcluir
  7. Fala meu nobre Thales Nicoleti!!
    Após procurar em varias páginas, enfim um projeto q funciona mesmo!
    Me ajuda nesta por favor. qro por 30 leds, sabendo isso, o que eu terei q mudar no circuito? o transistor q é um tip 120 passaria para qual e os resistores, seria um para cada led? corrente de entrada fonte de alimentação 12v. qro usar como strobo no meu terraço para qdo tiver festa, bombar!
    desde já agradeço, abraços!!!
    jott.a@ig.com.br
    jott.a@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ai amigo nao funfou, acho que o desenho da placa da errado, o coletor do transistor ta ligado no katodo do led, onde quem deveria estar ligado era o emissor, e o POT ta ligado no + do CAP, onde deveria estar ligado era no GND

    ResponderExcluir
  9. Não a placa esta certinha montada e testada, essa placa foi dimencionada para o TIP120, entao o coletor é o pino do meio , e a polarizaão do seu diodo é direta em referencia do emissor para o coletor, sobre o POT, esta certo tmb, associada com o outro resistor faz um divisor de tensão não sei onde vc pode estar errando masi essa placa foi feita e testada e funcionou certinhooo

    ResponderExcluir
  10. os leds ainda precisam ser ligados com resistors na saida dos leds ou só ligalos direto
    ?

    ResponderExcluir
  11. Fala ai acabei de fazer a placa igual a sua, so to com uma duvida sobre o potenciometro, ele é de 3 pinos e so foram ligados 2 por que ?

    ResponderExcluir
  12. Salve galera desculpa a demora pra responder, masi a faculdade esta acabando com meu tempo, respondendo a primeira pergunta, os leds precisam sim de resistor, isso vai depender da tensão que vc vai alimentar o circuito.

    Já a segunda pergunta é simples, vc tem um potenciometro com 3 terminais , e na plaquinha vc reparou que tem dois lugares apenas né? Basta vc curto circuitar um terminal do meio com uma das extremidades, transformando assim em um terminal apelas, e a outra extremidade que ficou livre é o outro terminal

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde amigão, já agradeço essa grande colaboração, funcionou aqui, mais gostaria de saber de vc se no caso os LEDs são ligados em paralelo e se piscam todos iguais também, no caso de colocar uns 20 LEDs pode ligar em 12 volts com resistor em cada LED????

    ResponderExcluir
  14. ola irei montar essa placa mas se eu trocar o tip 120 por um 115 da certo tambem

    ResponderExcluir
  15. AMIGO, muito legal o estrobo, mas pretendo usar naquelas "lampadas" de leds (12v) esse conjunto de leds tem um consumo de 120ma, funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende da sua fonte a sua fonte tem que ter pelo menos uns 130Ma

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. ola, nesse seu esquema seria possivel ao inves de leds colocar uma luz incandecente de 30w ??
    se sim,apesar da ignorancia,teria como vc fazer um projeto para mim e q sou meio leigo em eletronica
    se possivel me mande a resposta por e-mail rl_6971@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se for uma luz de 127 v vc pode uzar um rele de 5v para 127
      so que a saida do projeto e de 3.3 v vc teria que amplifica a saida pra 5v para o rele funcionar

      Excluir
    2. Relê não vai funcionar. Teria que usar um triack ou scr. Pois um relê (mecânico) não vai oscilar a 10hz, por exemplo. Vai? Tu achas que uma mola impulsionada por eletroima vai fazer essa mágica de se inverter 10 ou mais vezes por segundo? :-)

      Excluir
  18. Fiz tudo certo..mas não pisca, fica aceso direto, estou usando com 12v direto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha tente uzar 5v fio vermelho de qualquer fonte de computador se n pegar reveja as trilha e as ligasoes q tem algo errado

      Excluir
  19. Respostas
    1. me desculpe a demora fiquei off uns anos, se ainda preciar de ajuda me fale

      Excluir
  20. Qual o e-mai de Thales ?

    Podem me informar ?

    nucleotagreste2005@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Fala galera meu email é tenicoleti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. ola, queria saber qual a voltagem que entra no circuito, pois queria usar na moto na qual a voltagem 12-24V, e também se teria como fazer com que os LED's pisquem alternado, piscar 1 depois o outro. Obg.

    ResponderExcluir
  23. oi amigo, gostaria de saber se teria como você fazer um circuito desse pra mim. pago o valor q você pedir. me adiciona no msn: illan_phb@hotmail.com OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  24. boa noite amigo, eu não manjo muito em eletronica mais ja montei um VU meter de leds e ficou show de bola,recentemente montei uma placa igual a sua do strobo mais tem alguma coisa errada pois os leds acendem mais não consigo que pisquem comprei todos os componentes e montei,o CI 555 a aparencia dele é diferente da que vc postou tem algum problema...(à proposito teu site é ótimo)

    ResponderExcluir
  25. Thales boa tarde troquei o ci e deu certo ta blz, a proposito tem como montar com flash de maquina fotografica é que eu tenho alguns aqui sem uso ou tem que ser outro circuito............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde que tenha uma voltagem de acordo com sua fonte e que a amperagem seja igual ou menor que o transistor e que a fonte que vc esta usando o transistor tip120 suporta até 5 amperes ai depende de sua fonte.

      Excluir
  26. Da pra colocar uns 80 leds ???

    ResponderExcluir
  27. quantos leds voce ta usando nesse projeto e qual a voltagem tambem ,obrigado

    ResponderExcluir
  28. gostei muito de tudo por isso estou divulgando o site de vcs pela internet nao entendo nada de eletronica mas gostaria de aprender

    ResponderExcluir
  29. eu poderia usar o 558 ou o 556? o 555 parece impossivel de encontrar. o 558 eu já achei, tava pensando em fazer assim: Gnd e Vcc normal(pinos 12 e 5 do NE558) output no pino 1; o trigger no pino 3; o threshold (acho que...) no timming (pino 2) já o discharge eu sei não heim, tem que colocar em algm lugar... o que voce acha?

    ResponderExcluir
  30. impossivel de encontrar aqui na minha cidade. creio que ele é um dos CI mais fáceis de encontrar

    ResponderExcluir
  31. quantos leds eu posso colocar nesse circuito sem correr nenhum risco de queimar algum componente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uns 150 se forem de 30MA de acordo com que Theales postou.

      Excluir
  32. projeto realizado com sucesso, meu primeiro Ci tava queimado, tive de comprar outro, meu potenciômetro tava com mal contato, troquei o transistor pelo TIP122 pra dar mais força e também meu capacitor era bipolar e não funcionou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o capacitor do circuito é bipolar. É um eletrolítico. Portanto bipolar.

      Excluir
  33. GrahhhH, depende do led que você ta utilizando e da sua fonte, cada led consome cerca de 20mA ou (eu acho) 0,2A, com o TIP120 você tem 5A ao seu dispor, lembre-se de usar uma fonte com as especificações compatíveis.

    ResponderExcluir
  34. 3.2 v
    20 mA
    ligados em uma fonte 12v de computador adaptada.
    sou meio novo nesse negócio de eletronicos mais pretendo fazer um curso ano q vem,
    alguem pode me dizer quantos leds eu poderia ligar em um sequencial só??
    se for pra colocar em série eu sei como fazer...
    agradeço desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha se vc junta 4 leds em serie e o resto em paralelo funciona
      fika sim leds = + ,ok + + + +
      + + + +
      liga de 4 em 4 ledes em serie e vai indo

      Excluir
  35. olá amigo gostaria de saber como é o nome do programa em q você exibiu a placa no computador.
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  36. vlw amigo seu projeto é muito bom e funcionou direitinho !!!
    so troquei a fonte de 12 v por uma bateria de 9v para adaptar em uma caixinha ....
    vlw...

    ResponderExcluir
  37. Fala THALES NICOLETI eu poderia colocar outro tip se puder me diga qual por favor, por que onde eu moro e difífil achar o tip120. obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim sabendo que o tip120 suporta 5a vc pode trocar por um menor exemplo o tip115 ele suporta uma amperagem menor ou trocar por o tip130 que suporta uma amperagem maior emfim da para trocar.

      Excluir
  38. Thales boa noite estou querendo montar um strobo de leds o que eu queria seria basicamente esse porem com dois leds piscando alternados. Enquanto um estava acesso outro apagado alternando isso utilizando um 555 e controlado por um potenciômetro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da para vc por um relé metaltex ae1rc2 12vcc (12 voltes)se tiver interessado me envie um Email que eu te envio um foto mostrando a ligação meu Email é:tbezerra@gmail.com

      Excluir
  39. oi thales , bom tarde, estou com uma dificuldade aqui, tenho uma placa de leds em serie e preciso fazer ela piscar umas tres vezes e depois ficar acesa, como posso fazer pra ela fazer isso, tenha que fazer algum circuito a parte??

    ResponderExcluir
  40. como faz a placa que vc coloca os componentes ?? onde posso achar ? é feita do que? vlw desde já gostei muito do site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em uma loja de eletrônica deve ter na verdade é um kit vem uma placa de dessa grande para vc cortar que chama placa de fenolite vem uma caneta para fazes os contatos embaixo da placa e acido para corrozâo dos contatos.

      Excluir
  41. Joao marcos.

    ola amigo fiz o esquemq mais o. led acende e apaga e n acende novamente e qd mecho no potenciometro so altera a velocidade de a luz apaga.

    ResponderExcluir
  42. como eu consigo uma placa dessa, para eu poder montar o circuito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a placa pode ser feita com uma placa de fibra de fenolite cobreada, e as trilhas onde passa a corrente vc deve corroer com percloreto de ferro.

      Excluir
  43. Boa Tarde,
    Quero colocar na moto eletrica do meu filho que tem uma bateria de 12 volt. Montei a placa, mas ao colocar os leds, só funcionou o azul e o branco. O vermelho acendeu uma vez só e depois parou.
    Quero montar igual da policia.
    meu email. fgally@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Opa adorei o projeto,e quero montar nas setas da minha moto, mas a minha pergunta eh se preciso colocar um CI7812 junto ao circuito para a tensao nao queimar os leds

    ResponderExcluir
  45. Boa Noite.
    Gostaria de saber se é possivel colocar um Laser no lugar do LED???
    Caso nao seja tem algum outro circuito que de para fazer essa subistituição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim desde que o laser tenha uma amperagem menor que sua fonte e que o transistor que vc vai usar dica meça amperagem dele se não tiver escrito, o tip120 suporta 5a se sua fonte for compatível não tem problema pode ligar.

      Excluir
  46. meu querido gostaria de um projeto pra usar na bike com bateria de 12v ou 9v pois pedalo muito a noite ja tenho uma placa com 15leds 10mm que montei com resistor para 12v quero colocala na parte atras da bike embaixo do selim por favor gostaria muito da sua ajuda
    (RONALDOS.SOUSA_@HOTMAIL.COM) FIQUE NA PZ CURTO MUITO SEUS PROJETOS PARABENS CONTINUA A COMPARTILHAR COM A JENTE

    ResponderExcluir
  47. por favoralguem pode me ajudaar estou tentando fazer um para colokar no meu aeromodelo mais para ficar pequeno queria fazer ele simples sem o circuito porque quanto mais leve melhor

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. tenho uma fonte de 12v 5a quantos leds de auto brilho da para eu colocar? E da para eu ligar um relé de 12v e passar corrente 110v e ligar uma halogena mais forte? ps:adorei o site é o unico realmente interessante na net. envie no meu email: tbezerra7@gmail.com .*agradeço*

    ResponderExcluir
  50. cara eu queria saber se tem como não utilizar o potenciômetro

    ResponderExcluir
  51. Meu Brother ! Mim Dê Uma ajudinha ai tenho algumas duvidas em Relação ao esquema. Meu e-mail e msn : teletokfelipeaju@hotmail.com. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  52. porque o meu projeto não funciona eu energizo e a luz acende e apaga e não acende mais só se desligar e ligar de novo ja coloquei um CI novo pra ver mais nada!!

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde, montei o strobo, mas nao esta pipscando, entendo muito pouco de eletronica , mas da pra mintar alguma coisa kkkk , mas os LEDs so fica ligado , e nao pisca..... onde eu errei?

    ResponderExcluir
  54. Fala Fera gostei muito do seu blog eu gostaria de saber se possível como vc modificou sua fonte gostaria que me mostrasse o esquema e o que vou precisar:fico no aguardo me manda por email por favor: um abraço:

    ResponderExcluir
  55. O teu simples projetinho está errado! O coletor do teu transistor TIP120 é no meio e não no lado. O coletor é no meio e o emissor é do lado no teu projeto. O potenciômetro é de 100k e não de 1k. O coletor na tua placa está indo pro LED e não o emissor, seu projeto está simplesmente todo errado, o projeto do vídeo é o mesmo? pois esse que você criou não tem como funcionar. :)



    (Comece a revisar a ortografia nas coisas que você escreve aqui no seu blog). :) Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na boa mano eu fis e funciono entao fika de boa ai que vc tem a coragen de fala mal dos otros mas quem ta errado e vc pago uma de burro agora

      Excluir
  56. Olá, gostaria de perguntar como foi feito a ligação dos Leds, sabemos que tdos eles foram ligados em paralelo, mas para cada led foi usado algum resistor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois disso q o amigo Fabio camargo disse o autor do projeto arrumou os erros do projeto ou ficou a mesma coisa ??? é seguro a gente seguir este projeto ou é melhor o autor se pronunciar antes ??? agora estou com a pulga atrás da orelha , estou doido pra montar esse strobo até baixei o Layout , sera q funfa ou não , por favor responda aew plz ...........

      Excluir
    2. Acabei de testar o meu ta funcionado ! De inicio não funcionou era o poteciometro ruim ! Obrigado projeto funcionando

      Excluir
  57. Jader Rocha por favor cara , me diga uma coisa , vc chegou a confeccionar a placa de circuito impresso segundo o layout acima , ou testou em uma protoboard ?? tenho aqui diversos layouts de outros sites , mas esse q mais me interessou , meu pareceu bem fácil , tenho aqui a placa virgem pronta para ser oxidada com o percloreto de ferro , de qualquer forma vou testar , voa fazer a placa , grande abraço .............

    ResponderExcluir
  58. Fiz desenhando com caneta na placa virgem mesmo ! Meus potenciometros deram defeito ,tipo mal contato , estou pensado em medir a resistência e trocar por um resistor! Estou usando 2 desse e um rele para alternar em piscar direita e esquerda e strobo, igual da policia abraço

    ResponderExcluir
  59. Opa , ae sim eim , acho q vai ficar legal , minha placa deu mó trabalho , imprimi o lay out em impressora laser , e na hora de aplicar na placa não deu muito certo , mas agora esta pronta e já vou por os componentes , boa sorte ae pra vc !!!

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Seu circuito não funciona !! estou a quase 3 semanas batendo a cabeça , cheguei a fazer duas placas de circuito impresso q meu deu muito trabalho , feito na caneta as trilhas ,posteriormente as corroi com percloreto de ferro , usando um simulador descobri 3 erros no esquema , 1ª tive q colocar um potenciômetro de 100 K , depois o R2 de 220R tive q por um de 1\2 Watts , já o transistor TIP 120 tive q mudar para PNP onde era NPN .

    Contudo estas mudanças ainda não funcionou a contento , o LED pisca mas o potenciômetro não influencia nas piscadas , ao ajustar o potenciômetro o LED pisca sem mudanças na velocidade .

    Então não sei por quedas d'água q seu circuito pronto funciona !! . De qualquer forma agradeço sua boa vontade em expor suas ideias , pois graça a este blog me acendeu a vontade de aprender um pouco mais sobre eletrônica , valeus cara !!!!!

    ResponderExcluir
  62. Galera, eu estava tentando fazer o projeto e realmente o led não piscava, ficava constante, mas ao desligar a fonte da tomada vi que ele piscava bem fraco, com a carga do capacitor esgotando, e então percebi que o problema não é a tensão, mas a corrente, evite usar uma corrente muito alta, use no maximo 200mA, e eu cono iniciante, não tenho certeza ao afirmar isso, mas espero ajudar voces, e outra possibilidade é aumentar a carga do capacitor

    ResponderExcluir
  63. Qual a voltagem pra esse sistema? qual o maximo de leds q posso usar nesse msm sistema? Funciona ou não funciona?

    ResponderExcluir
  64. Hugo nem vai por este projeto acima , sugiro seguir por este q funciona perfeitamente >>

    http://eletronicaerlich.blogspot.com.br/2010/09/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

    Este projeto funciona em 12 volts mas pode tmb liga-lo em 9 volts sossegado , coloque até no máximo 60 leds ligados em grupos de 3 em série , ou seja coloque aqui montei duas placas (strobos) com 21 leds cada strobo , ficou perfeito , use leds brancos ou azuis bem bacana . http://ledcalculator.net/Images/led.gif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aq tem menos peças, então acho mais facil, mais vou dá uma olhada no seu, poderia postar um video funcionando? e tbm as images das peças?

      Excluir
  65. Onde encontro esse timer 555? quais são os eletronicos q possuem esse timer 555?

    ResponderExcluir
  66. Naquele blog há apenas o diagrama do circuito , mas como já foi dito ele funciona muito bem ok , não há vídeo do circuito funcionando , sobre a quantidade de péças isso não é o problema , é bem fácil de montar , o mais dificil e chatinho é fazer a placa só isso !!

    Sobre este CI 555 vc podera encontra-lo em lojas de péças eletrônicas , pelo menos aqui em São paulo encontro em cada esquina rsrs , este 555 é empregado em diversos tipos de projetos eletrônicos , da uma pesquisada no goole q vc acha ok , mas tente montar esse strobo , é bem legal ve-lo funcionando , como eu disse montei dois , cada um em uma caixa de ferro retangular , ficou show de bola , é só tem determinação como eu aqui e fazer e pronto !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naum encontrei nenhuma dica em quais aparelhos encontro a peça, aq na cidade naum tem, e pra comprar na net sai por mais de 20 reais =/ me ajuda aê me fala ae em qual aparelho posso encntrar! já encontrei tudo, menos o 555.

      Excluir
  67. Aqui em minha cidade este CI sai por R$ 4.00 , apenas não entendi por q vc quer saber em q aparelho encontrar a péça ?? essa péça é única , e não tem aparelho q vc possa retira-la para usar .......... caso tiver muito problema para encontrar as péças sugiro comprar um deste >>>> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-449796572-kit-canho-sequencial-de-led-sk1200-vortex-c-sensor-de-som-_JM


    Estou comprando tmb .........

    ResponderExcluir
  68. feito, mas tive um serio problema com esse projeto, eh um projeto facil, barato e simples, so que a lampada qndo rapido nao apaga completamente, ela n ta piscando, so variando, e nao da o efeito estroboscopico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então utilizando lampadas incandescentes, o efeito não é muito legal, principalmente quando aumenta a velocidade, como as lampadas funcionam com calor, elas tem um pequeno tempo onde esquenta ( ligam ) e outro onde esfria ( desligam ) então aconselharia mesmo a utilização de LED,s logo mais colocarei um projeto com um modelo melhorado feito de LED's, para todos fazerem.

      2013 promete esse blog tera muita novidade

      Excluir
  69. thales boa tarde gosto de eletronica, estou iniciado no hoby gostei muito do seu progeto do strobo mas estou com um problema gostaria de saber se teria como voce me ajudar comprei um strobo muito simples aqui onde moro a um amigo e o mesmo deu problema e eu gostaria de conserta eu ia usar ele na bicicleta do meu filho mas deu esse problema e o problema maior é que o cara que fez ele raspou o numero do ci mas creio que com a sua esperiencia voce possa me ajudar os outros componentes são 1-regulador 7805 2-transistor ksp2222a 2-resistor 1k e 1-ci que tem 8 pinos só tem essas peças se puder me ajudar com esse desafio te agraço valeu cleciovalentim@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara tem grandes chances de ser um ci 555 o mesmo utilizado no meu projeto, pois eles são temporizadores e criam um clock que faz piscar

      Excluir
  70. Se eu quiser fazer o projeto com 30 leds o que teria de ser modificado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso for utilizar a fonte teria que ser uma fonte com capacidade para fornecer a corrente para 30 led,s logo mais estarei com um projeto para mais leds e ligado diretamente na tomada, agardem 2013 esse blog promete

      Excluir
  71. serve em uma bateria nokia 3.7v pq naum to querendo ligar o strobo na moto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom para ligar em uma moto poderia fazer almo mais simples, utilizar a própria bateria da moto

      Excluir
    2. naum mas ehh que eu fiz uma caixa de som para a moto com 2 bateria de celular 3.7v ai eu queria ligar o strobo tmb na caixa

      Excluir
  72. Thales, qual a frequencia em Hz que as Luzes piscam? fiz um outro esqueminha e ele não da aquele efeito camera lenta, esse seu da? ou você conhece algum que faz esse efeito?

    ResponderExcluir
  73. cara tem como me dizer se dá pra fazer isso com uma protoboard perfurada? deve dá para fazer umas pontes ao invés dessa sua placa, por favor preciso mt disso! me manda um email dizendo c é possivel: caiocs1995@gmail.com

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde, gostaria de saber se esse estroboscópio dá pra media qual o rpm do motor. Responda por favor: daniele_medeiros@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  75. Cara mto bom e fácil seu projeto não manjo nada de eletronica e consegui montar sem dificuldades ....coloquei 10 leds ...e ficou blz ...agora gostaria de montar um que piscasse como as luzes das viaturas da polícia ..... Poderia ajudar me

    ResponderExcluir
  76. Como a pergunta do jeferson ai a cima ...
    fiz tbm e ficou bom, mais queria fazer tipo strobo de carro msm, e esse strobo funciona com 12v ? obrigado ai

    ResponderExcluir
  77. acho q essa posso responder ...liguei esse projeto no meu carro logo funciona com 12v ....

    ResponderExcluir
  78. Com que ddp o projeto funciona? Eu posso usar leds de alta potencia no lugar dos normais? Qual é o maximo de leds que eu posso por? Dos normais e dos de alta potencia. Eu estou começando no mundo da eletronica agora.

    ResponderExcluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. Sou novo na areá de eletrônica, percebi que a apenas uma saída para os leds.
    Queria saber se a uma forma para que os leds se alternem.

    ResponderExcluir
  81. Eu fiz com 1 led de potencia 10w e nao funcionou, fui ber se estava esquentando e quando encostei no 555 ele estava quente, isso eh normal? como eu faco a ligacao do potenciometro? Obrigado, se puder, me manda um e-mail lucaaamaral@gmail.com

    ResponderExcluir
  82. eu fiz este e nao deu, o led fica sempre ligado e eu fiz tudo direitinho !

    ResponderExcluir
  83. Boa noite, eu montei o projeto deu tudo ok, valeu pelo projeto

    ResponderExcluir
  84. cara fiz o trabalho na aula junto de um professor e nao esta a funcionar, o LED fica aceso , mas o pot ao variar nao acontece nada , pois funciona a 9v , acho que apartir dos 12v o led queima , dizendo que È SO UM LED .´

    E a unica coisa que muda é o Capacitor eletrolitico de 10uF 50v para Capacitor eletrolitico de 10uF de 65v , portanto n faz difrença nenhuma.

    Contudo o esquema NÂO funciona de modo nenhum e o LED nem pisca nem faz nada , a pala disso ja gastei 2€ em leds para essa merda nao funcionar.

    Circuito ta montado certinho. Apesar de so ter 1 LED e de usar uma pilha a 9v como tbm ja usei uma fonte a 9v e nada , ja coloquei 5v tbm . depois dos 12v queima e o LED VAI CÁ PUTA QUE PARIO.

    PORTANTO . Ponto final a isto porque nao funciona de modo nenhum.


    Se estiveres desponiblizando alguma ideia do que podera ter cido agradeço a colaboracao . Pois ja perdi 3 semanas a volta disto fazendo e desfazendo e nada funciona .

    Agradeco alguma ajuda sua ou posterior de alguma alma carinhosa a tentar desvendar o problema .

    Abraços .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o sistema funciona sim vc fez alguma coisa errada eu fiz ezatamente igual e pego uzei + de 100 leds e funciono eu uso uma fonte de computador pego fio vermelho que e 5 v e a saida para as leds fica com 3.2 v certim verifique o esquema ainda fis esse projeto mio bebado kkk e pego de primeira mt simples o sistema pode verificar q vc fez algo errado vlw ai

      Excluir
  85. opa gostaria de saber komo se liga o potenciômetro nesse esquema ai ta obrigado

    ResponderExcluir
  86. Parabens pelo projeto,

    Thales, qual o programa que vc usa pra simular o projeto ?

    Coloca um regulador de voltagem de 12v p/5v pra usar em carro... eu to querendo fazer isso mais nao sei bem ao certo como fazer pra alterar o layout do projeto!

    valew

    ps. se puder manda um email pra mim na conta do meu gmail que esta linkada

    abraços

    ResponderExcluir
  87. seria bom por um dissipador de calor no tip ou um cooler em tudo?

    ResponderExcluir
  88. EI AMIGO MIM AJUDA POR FAVOR O SQUEMA É MUITO PEQUENO ,E ASSIM MESMO ..

    ResponderExcluir
  89. ola gostaria de sabre qual o software que você utiliza no video demonstrativo do Strobo, muito 10....

    ResponderExcluir
  90. Tlahles fiz ec projeto seu e deu certinho mas ele ficou com um pequeno defeito,quando levo o potenciometro proximo ao maximo das piscadas elevando um pouquinho ele fica aceso direto eh assim msm,outra duvida a na ligação do potenciometro na placa tm lugar pra 2 conectores e o ptenciometro tm 3,qual dls devo ligar e sera q eh porisso q o meu circuito ficou com ec defeito

    ResponderExcluir
  91. ei thales vc poderia m ajudar ec eh o problema. Tlahles fiz ec projeto seu e deu certinho mas ele ficou com um pequeno defeito,quando levo o potenciometro proximo ao maximo das piscadas elevando um pouquinho ele fica aceso direto eh assim msm,outra duvida a na ligação do potenciometro na placa tm lugar pra 2 conectores e o ptenciometro tm 3,qual dls devo ligar e sera q eh porisso q o meu circuito ficou com ec defeito

    ResponderExcluir
  92. dai amigão beleza
    gostaria de saber se posso ligar esse circuito em uma placa de led dessas de luz de emergencia...são 30 leds alto brilho nela e não exite nenhum resistor na mesma...sera q aguenta???ou eu preciso colocar resistores nos leds ...
    show de blog amigão
    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha fas o seguinte uza um resistor de 220ohm e testa se ficar mt fraco tire a resistencia e meça com o mutimetro para ver a voutagem da saida se estiver 3.0 a 3.3 pode legar direto , se passa de 3.3 pode queimar as leds e tem que ver se as leds estao ligadas em paralelo

      Excluir
  93. se eu usar 12 volts 100ma quantos leds eu posso colocar

    ResponderExcluir
  94. ola amigo! antes de tudo parabéns pelo seu projeto! e queria lhe perguntar tipo fiz o projeto e funciono perfeitamente ! so que quando deixo ele por um período de uns 2 minuto ligado ele simplesmente para de funcionar! esta ligado em uma bateria automotiva! notei q o resistor de 220ohm esta esquentando de mais os demais componentes estao em temperatura normal! e apos um tempo parado ele volta a funciona! sera q posso trocalo por algum outro q aguente mais ou adapitar um cooler no projeto!? desde jah mt obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha eu intendo um pouco de eletronica , essa resistencia 220ohm e a que decha a saida dos leds com 3.2 v se vc trocar para menos vai torra as led e se almenta mais pode funcionar tenta trocar por uma mais alta pois e 12v as leds uza 3v e mt esforso pra ele vai trocando a resistencia e mede a saida para os leds quanto voltes estao n podee ser menos que 3v fmz , o coller vc pode ligar direto na bateria do carro pois o coller e 12v e amper n afeta ele ja testei o poblema e que ele vai fika ligado dia todo recomendo colocar uma chave de liga desliga no positivo da bateria ai quando n tiver uzando desliga o estrobo e o cooller mais acho que o coller n e nessesario

      Excluir
  95. BOA TARDE, GOSTARIA QUE SE POSSÍVEL PASSAR A IMAGEM DO LAYOUT NO TAMANHO CERTO DA PARA FAZER A IMPRESSÃO E WILIANTECH@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  96. cara dahora esse projeto vou faze um com 125 leds e depois falo se funcionou gostei do blog

    ResponderExcluir
  97. funcionol perfeitamente , melhor circuito do ci 555 que ja fiz funciona mt bem o efeito camera lenta fica muito bom . obs: uzei 80 leds bancas alta encandessencia 15000 mcd 10mm , 30 verdes 10mm, 30 azuis 10mm ficom mt topppp rrecomendo a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolas tudo bem vc poderia me ajudar meus leds ficaram ligado direto não consigo fazer piscar onde errei obrigado

      Excluir
  98. sua placa pode estar errada/ pois no diagrama c1 tem o terminal positivo no terminal 2 e 6 do 555 e nao tem ligaçao com o potençiometro sendo este aterrado com o coletor do tip e nao o emisor pois e pelo emisor que se alimenta os leds

    ResponderExcluir
  99. Oi pessoal alguem que ja fez deve ter passado a mesma coisa que eu meu led fica ligado direto onde eu posso ter errado obrigado

    ResponderExcluir
  100. Olá, duas perguntas:
    1ª qual o programa que usou para gerar o projeto, gostei poi possibilita a visão 3D do mesmo e o teste simulado
    2ª pode ser usado no carro ???? pois tenho a necessidade de instalar no mesmo, poderia fazer isto???
    Aguardo retorno nobre amigo. e parabéns pelo Blog, muito bom.

    ResponderExcluir
  101. Queria um parecido com esse https://youtu.be/qoTaOeh3e4U, para eu poder fazer no meu carro, sou técnico em mecatrônica porém a muito tempo não olho mais nem pra cara de um diodo kk obg zap 21998634669 ajuda ae kk

    ResponderExcluir
  102. Bom amigos alguem poderia entrar em contato comigo pra me ajudar pelo wat 014998292259

    ResponderExcluir
  103. eu montei do msm jeito , mais o led ta ligado direto :(

    ResponderExcluir
  104. Só falta comprar o CI-555 e o potenciômetro tenho somente um aqui mas é de 10k sera q serve pra esse projeto?nunca montei esse tipo de coisa

    ResponderExcluir
  105. olá boa noite, estou com dificuldades de fazer um projeto pisca-pisca de 4 sequências com 8 leds.
    se alguém puder me ajuda poderia entra em contato: rogerbz.santos@gmail.com

    ResponderExcluir
  106. booa tarde posso ligar em fita de led rgb diretamente já que ela possui os resistores?

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde Thales, seguinte como é a ligação no potenciometro pous liguei e ele ñ fez o controle do rítmico, enfim colocando ou ñ o pitenciometro os leds ficam piscando sozinhos sem um controle de velocidade da uma ajuda ai se conseguir postar algumas fotos das sequências dos fios agradeço

    ResponderExcluir
  108. Ñ sou profissional, apenas gosto de fazer essas experiências

    ResponderExcluir
  109. Um comentário, nesse seu projeto ñ sei como esta funcionando com apenas esse defeito do potenciometro, mas estão ligados 22 leds de 10mm brancos para strobo em uma tensão de 127v com uma fonte de 12v que alimenta o circuito, só estão piscando direto sem o potenciometro e colocando ele ñ interfere em nada ñ tem no caso o papel do potenciometro

    ResponderExcluir