quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fresa CNC para PCI. (Idéia)





Parte 01 - Parte02 - Parte03 - Parte04 - Parte05 - Parte06 -




Salve galera Enfim começamos uma nova jornada de projetos e trabalhos, resolvi de vez montar uma fresa CNC para PCI, todos nos sabemos que a parte mais chata de um projeto eletrônico e a confecção das Placas de circuitos impressos (PCI), apesar de existir inúmeras maneiras de se fazer uma placa, nenhuma delas é diriam os "simples" de se fazer, posso citar varias maneiras com que eu já tentei e já fiz, papel gloss, transparecia, métodos de silk screen, adesivo, gravação por pigmentos foto-ativos, e ate mesmo a famosa caneta de projetor, depois vem aquela maldita hora de mexer com a parte química,  tanto o per-cloreto de ferro como ate mesmo ácidos sulfúrico ou clorídrico, ninguém merece. Depois que você sobrevive a todas essas etapas, sua placa esta quase finalizada, podendo ou não estar realmente boa ou pelo menos com uma cara de profissional, então só lhe resta fura-la, ai sim começa mais uma novela, muitos utilizam furadores rotativos, espécie de furadeira, ferramentas que utilizam brocas mesmo, como mine retifica, tupia, ate mesmo furadeira, onde começa toda a desgraça, a gente nunca consegue realmente furar onde deseja, a placa começa a ficar toda gambiarra-da, e você começa a desanimar, então se você não possui uma fresa CNC para PCI, eu recomendo a utilização de furadores manuais , aqueles parecidos com um grampeador.


Furador manual, o que eu recomendo.



Bem vamos então a o que realmente interessa, a idéia de se construir uma CNC para fazer minhas placas. De inicio acho que devo apresentar o que seria uma CNC pois não é todos que realmente sabe o que isso significa, CNC são as iniciais de Computer Numeric Control ou em Português Controle Numérico Computadorizado. A utilização de CNC's permite a produção de peças complexas com grande precisão, especialmente quando associado a programas de CAD/CAM.
A introdução do CNC na indústria mudou radicalmente os processos industriais. Curvas são facilmente cortadas, complexas estruturas com 3 dimensões tornam-se relativamente fáceis de produzir e o número de passos no processo com intervenção de operadores humanos é drasticamente reduzido. O CNC reduziu também o número de erros humanos (o que aumenta a qualidade dos produtos).
        Acompanhando o desenvolvimento tecnológico da informática e a tendência por uma interactividade cada vez maior com o usuário, o código e linguagem de máquina também evoluiu.


Fresa CNC.


Na verdade não é bem esse tipo de fresa que estou pretendendo construir, mais sim algo bem menor, mais simples, porem com a mesma quantidade de eixos (X, Y, Z). Uma fresa para PCI, não necessita de muita coisa, não sei muito bem ainda como fazer, mais acredito que peças de impressoras velhas serão muito bem vindas neste projeto.
A idéia principal desse projeto é tornar meus projetos eletrônicos, com uma cara mais profissional deixando placas desse tipo:


Placa feita na mão.


E então transformando elas em algo mais profissional com mais simetria e padronização com curvas mais perfeitas, algo mais parecido com isso:


Placa feita com uma fresa CNC.


Enfim esse é apenas um tópico de uma serie ate a finalização da construção da minha fresa CNC para PCI.



Parte 01 - Parte02 - Parte03 - Parte04 - Parte05 - Parte06 -




.

Um comentário:

  1. Bom dia, essa fresa serve apenas para placas de circuito impresso ou ela tem potência para trabalhar tambem com outros tipos de material como madeira, mdf, compensado, acrílico? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir