terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Freio de LED's para moto.

Salve galera hoje estou postando um projeto desenvolvido a pedido do Marcelo Mineiro, que se trata de uma luz de freio para moto feitas com LED's.

Como todos devem saber as lampadas de freio são compostas por 2 filamentos internos, um que fica ligado com o farol da moto e um segundo que é acionado quando o freio é utilizado, dando a sensação de uma luz que acende a mais e fica mais forte.



E para acionar separadamente os filamentos, temos 3 contados, um GND que é comum para ambos filamentos e uma alimentação de cada filamento, assim como demostrado na foto a seguir.


A ideia passada por ele não era apenas substituir isso por ledes de alta resolução, mais queria que quando apertado o freio alem de mais leds se acenderem, todos piscassem antes um pouco como um strobo .

Pensando na ideia dele desenvolvi o seguinte circuito:


Para desenvolver esse circuito foram utilizados componentes muito simples encontrado em qualquer loja de eletrônica, e para a programação foi utilizado o microcontrolador PIC12F675, e o programa escrito em C++ foi desenvolvido de uma forma simples e pratica de se entender.

Os arquivos do projeto como Programa em C, Programa em HEX, e esquematico para simulação vc encontra no link ==> CLICK AQUI <==para poder fazer download.






Para ver o vídeo no youtube ==> CLICK AQUI <== 



8 comentários:

  1. cara uma pergunta, não sou mtu especialista em circuitos eletrônicos mas tenho um poco de conhecimento... gostaria de saber como faço para q na hora de freiar (acionar o botão como diz o vídeo) os leds todos fiquem piscando (mesmo enquanto estiver acionado o botão). vlw abraço... e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Ola
    gostei muito do seu blog.
    Gostaria de fazer esse projeto
    só precisava de uma ajuda nos materiais,
    leds, resistores e regulador de tensão eu tenho
    só os outros componentes que eu vou comprar.
    Você poderia me passar qual é os CIs necessários
    eo outros componentes?

    ResponderExcluir
  3. Olá Thales, comprei um retrovisor com pisca de led para moto. Ele veio com fio positivo e negativo para acoplar nas setas originais. Gostaria de saber se tem como deixar ele sempre aceso, e quando acionar o pisca ele apagar a ascender como uma seta comum.

    ResponderExcluir
  4. Fala ai Bro! velho em 1ºlugar obrigado por postar estes artigos ajuda muita gente. Agora gostaria de tirar uma duvida Freio de LED's para moto posso usar 40 leds sendo 10 para quando acionar o freio com este mesmo circuito?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Thales, preciso de um projeto para um recepetor de 2 canais, quanto que fica?

    ResponderExcluir
  6. Estou precisando controlar dois motores utilizando um arduino nano, uma ponte-h ld298, um bluetoothhc-08 no Iphone 4. Me ajuda aí, por favor.

    ResponderExcluir