quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Distribuidor de cartas automático.

Salve galera hoje posto um projetinho bem bacana, trata-se de um distribuidor de cartas para jogos computadorizado, antes de começar a postagem irei contar um pouco da história que fez com que surgisse esse distribuidor.
Como tradição todo ano a turma de controle e automação, faz um trabalha de fim de curso, mesmo estando no primeiro ano, são obrigados a projetar algo utilizando motores de passos e um arduino para o controle, então como tenho umas amigas que estavam projetando algo, resolvi ajudar elas, a principio a idéia me parecia meio difícil mas a gente foi trabalhando em cima do projeto e tudo foi ficando bom, apresento pra todos o distribuidor de cartas automatizado.


Modelo de Arduino utilizado no projeto

Motores de passos utilizados no projeto.

Bom o projeto é todo feito em poli carbonato e um perfil de alumínio, uma liga bem forte 7075, um alumínio aeronáutico, utilizamos, algumas rodas da própria impressora foram utilizadas para empurrar as cartas, o projeto completo ficou mais ou menos assim.











Bom passando por essa parte toda mecânica, temos que pensar na parte elétrica, para isso resolvemos montar a parte eletrônica dentro de uma caixa de fonte de computador, lá dentro enconta-se o arduino, a fonte que foi montada, com regulador de tensão de 12v (LM7812), e com o arduino, e o CI drive de potência (ULM2803), e o resultado final foi esse:









Bom para o controle de tudo, foi feito um programa (interface) no computador que dava a opção para o usuário, poder escolher, entre as opções, jogos pré programados, e uma opção que da ao jogador a possibilidade de formatar o seu jogo, escolhendo o numero de cartas, o numero de jogadores, e o número de cartas distribuídas  por jogadores , por volta dada.





Com essa interface o jogador pode configurar o tipo de jogo ou ja escolher um pré programado.


















3 comentários:

  1. OI MEU NOME E FABIANO FIQUEI INTEREÇADO NO SEU PROGETO DE DISTRIBUIR CARTAS , TAMBEM TENHO QUE APRESENTAR UM PROGETO FINAL DE CURSO , MAIS NAO TINHA NADA EM MENTE MAIS GOSTEI DO SEU PROGETO , EU QUERIA SABER SE TEM COMO ME AJUDAR , EU QUERIA SABER O PROGRAMA COMO E SE TEM COMO ENVIAR UMA LISTA DO QUE EU VOU PRECISAR PRA MONTAR O PROGETO.
    MEU EMAIL E FABIANO.KEMPFER@HOTMAIL.COM
    AGRADEÇO SUA ATENÇAO .
    AGUARDO SEU EMAIL.

    ResponderExcluir
  2. Tales, parabens pelo projeto... eu ja tinha pensado em algo parecido (sem o arduino e só pra poker) muito bacana mesmo...

    se me permitir estarei relacionando seu blog ao meu nos "Links Parceiros"...

    se quiser dê uma passada la... tenho algum material sobre Fresa CNC tb...

    Abraço
    Mauricio Hilst

    eufacoemcasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. vc tem como disponibilizar o codigo fonte
    ?

    ResponderExcluir