domingo, 12 de dezembro de 2010

Fresa CNC para PCI.(Suporte para fixar a mine retifica)



Parte 01 - Parte02 - Parte03 - Parte04 - Parte05 - Parte06 -





Fala galera eu estava com uma grande duvida em que utilizar para fazer literalmente a usinagem da placa, e ate mesmo pensei em fazer algo fixo, tipo utilizando um motor que já tenho aqui  que esta com um madrilzinho preso a ponta, porem achei que poderia ão ter a força suficiente, então pensei em algo mais prático.


Motor com mandril.

Motor com mandril.

Motor com mandril.

Bom esse motor era de um furador que eu fiz para placas, para furar ate que era bom mais acredito eu que para usinar ele não iria dar conta.
ae entra a parte de construção de espécie de um mancal, para fixar a mine retifica, no caso utilizo como molde uma "DREMEL", que é a mais comum do mercado.


Mini retifica Dremel.

Para reduzir um pouco o peso do eixo Y, moldei em nylon um mancal e fixei em um pedaço de fibra de carbono para ser futura-mente fixo no eixo Y.


Mancal feito de nylon.

 Mancal feito de nylon.

Passando o macho no nylon.

Furos escariados.

Parafuso no furo.

Fixação pronta.

Visão geral.

Fixação no eixo Y.

Visão com a mini retifica no lugar.

Outra visão do conjunto quase pronto.


Parte 01 - Parte02 - Parte03 - Parte04 - Parte05 - Parte06 -





.






18 comentários:

  1. Ora ora! Acho que eu conheço esta Dremel... e o mancal do Docinho tb, e estas fibras de carbono... :p
    Deste jeito vai faltar um belo adesivo de "Patrocínio oficial da Uai!rrior" aqui no blog! HAahahhaha
    Tá ficando bacana o Projeto, abração.

    ResponderExcluir
  2. Thales estou acompanhado seu post dia a dia
    ficou muito legal sua cnc pci Feliz Natal e Um Prospero ano novo

    ResponderExcluir
  3. Estava dando uma olhada na sua cnc e Gostei da forma que esta construindo. Também estou construindo uma e ja estou com a parte eletronica quase toda pronta, so esperando alguns components... estou montando a placa cnc3ax e usando motores de 9,9kgf... pretendo usa-la para pci mais vou construir mais resistente caso eu queria fazer alguma coisa alem... bom é isso, meu nome é Thiago sou estudante de engenharia eletrica da Universidade Federal de uberlandia e estou a procura de troca de informaçoes... cao queira fica meu msn thiagoberger_241@hotmail.com e tbm um email mais usado thiago canuto.feelt@gmail.com
    esta de parabens e boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Estrutura muito bem feita, gostaria de saber se concluiu esta CNC? E como fez o sistema de controle da mesma? Pois não encontrei no seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Thales voce não postou mais? Por acaso já terminou?

    ResponderExcluir
  6. Cara infelizmente não terminei ela:(, porem pretendo fazer uma menoss

    ResponderExcluir
  7. É uma pena Thales, mas estou acompanhando, boa sorte.
    Voce pode me pssar endereço onde voce comprou os carinhos de impressora, eu só consegui 02carrinhos e 02 eixos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Fala Zezé Então a ideia inicial era não gastar dinheiro com nada, então fui em lojas que consertam e eles tinham muitas sucatas e que era lixo e eu peguei.

    ResponderExcluir
  9. Thales eu sou o Cícero esse da foto do lado direito, obrigado pelas informações.

    Abraço.

    Cicero.

    ResponderExcluir
  10. Thales baseado em você eu estou construindo uma CNC mas não tem jeito nós temos que gastar dinheiro com peças queira ou não queira,eu usei para os eixos sucata da impressora HP que você citou como exemplo e consegui outra com o meu vizinho, eu consegui com duas impressoras todos os eixos e o fuzor eu tive que comprar 02 rosca sem fim com mais ou menos 08mm e os motores de passo de 5kg total de 06 na loja de sucata eu paguei em cada um R$10,00 e o circuito USB que manda informações para a placa que controla o motor da China que custou R$80,00 e uma plaquinha que que controla o motor que usa o CI TB6560 custou R$30,00 eu estou nesse momento testando.

    ResponderExcluir
  11. Ficou muito bom seu projeto, tem fotos dele concluído?

    ResponderExcluir
  12. Eu estou fazendo uma também, da impressora só dá para aproveitar os eixos e a parte de correr no eixo de impressão, só que precisa de 04 eixos e quatro parte do carros, veja bem que você precisará de 04 impressoras HP892 para aproveitar.
    No meu caso eu só estou utilizando 02 carros de impressão e o resto aproveitei o alumínio que tinha em casa e tive que completar a parte Y usando o Poliestireno e a parte eletrônica estou comprando lá fora porque aqui no Brasil é muito caro. http://www.aliexpress.com veja que lá é muito mais barato, demora uns 40 a 50 dias, mas vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo contrui uma pequena cnc utilizando motores de impressora , e estrutura de mdf utilizando uma furadeira de mao uma serra de cortar azulejo com disco de cortar madeira ela fui contruida na unha srrssr ,uma soluçao barata para guias linear e usar corrediça telescópica O preço e ridiculo em media 3,00 o par e a qualidade e exelente ..

      Excluir
    2. Não tinha pensado nessa possibilidade da corrediça telescópica... Você tem algum material na internet? Poderia compartilhar material sobre o seu projeto?
      Trabalho com manutenção de PCS e tenho algum "lixo" aqui, e gostaria de fazer alguns testes...

      Excluir
    3. https://www.youtube.com/watch?v=fkD_4lGzk60&hd=1
      da uma olhadinha ai amigo ,no projetinho sucatão
      que eu montei com corrediças ,e aproveitei a ideia do Thales, de usar buchas de impressoras no z ,estrutura de mdf ,que e muito fácil de cortar e furar .

      Excluir
  13. Opa, blz? Onde posso comprar um mandril desses?

    ResponderExcluir