quarta-feira, 20 de julho de 2011

HALLMETER - Caseiro

Salve salve minha galera após uma grande ausência aqui no Blog estou de volta!!
Bom confesso que estava realmente sem tempo, a faculdade estava acabando com minha vida.

Bom hoje vou postar um projeto muito simples, porem muito funcional, que se trata de um sensor HALLMETER.

Pouca gente sabe que é um HALLMETER, vamos então para uma breve explicação:

"O hallmeter (indicador de mistura) é um instrumento que permite o monitoramento da proporção oxigênio/combustível que está sendo queimada pelo motor. O funcionamento desse instrumento é simples, ele recebe informações da sonda lambda (correntes elétricas que variam de aproximadamente 100mV a 1000mV) que acende os leds nele existentes."

Esses são alguns exemplos de Hallmeter




Bom mais que é tudo isto? "sonda lambda"?

Vamos a uma breve explicação:

O Hallmeter que construiremos é um voltímetro com uma escala de 0,1Volt a 1,0Volt , representados por 10 led (diodo emissor de luz) indo da misturapobre a rica . Veja o gráfico abaixo

O Hallmeter pode ser usado em qualquer veículo que necessite de cuidados especiais quanto ao acerto da alimentação , principalmente em carros sobrealimentados onde é comum a quebra de motores devido a falta de combustível, deixando o veículo trabalhar com mistura pobre e provocando um sobre aquecimento, a mistura rica também pode prejudicar o rendimento do preparo mas não de forma tão danosa quanto a mistura pobre .


Funcionamento da sonda lambda


O Sensor Lambda detecta o teor de oxigênio nos gases de escape , e informa à unidade de comando quanto a sua presença em relação ao ar de amostragem dentro do sensor para cálculo estequiométrico . O sensor gera milivolts conforme o teor de oxigênio nos gases de escape .



O sensor lambda é um elemento em forma de dedal , fabricado de dióxido de Zircônio (um material cerâmico ), coberto interna e externamente por uma fina camada de Platina microporosa. Esse elemento é na verdade uma célula galvânica (funciona como se fosse uma pilha ) é excitado pela temperatura e pelas oxidação do material que sobrou na combustão.

Valores Altos de milivoltagem: significam que praticamente todo o oxigênio injetado na câmara de combustão foi queimado
Valores Baixos de milivoltagem: Oxigênio sendo injetado além do necessário , havendo oxigênio nos gases de escape .

Vamos a lista de materiais:

Componentes Eletrônicos

1- LM 3914
2- Capacitor eletrolítico 2,2 mF / 16 V ou maior
3- Resistor 1kΩ / 390 W
4- Potenciômetro 10kΩ / 4,7 KW
5- 2 Led vermelho (ALTO BRILHO )
6- 2 Led amarelo (ALTO BRILHO )
7- 6 Led verde (ALTO BRILHO )
8- Soquete para C.I. de 18 pinos.


vamos a montagem:


Podemos observar também a presença de um juper, este serve para mudar o modo de visualização, deixando com as opções de apenas um led aceso por vez ou um preenchimento, como se fosse um VU meter.


Podemos observar, na primeira imagem, a presença de 3 furos que são eles respectvamente da esquerda para direita:

1° VCC (12V)
2° GND (terra)
3° Sinal (vindo da sonda lambda)

Preste atenção :

- o capacitor é identificado pelo lado positivo ou negativo que se encontra na sua carcaça , alguns apresentam somente o positivo outros somente o negativo.
- os leds também possuem um lado próprio, sendo o catodo (positivo) identificado pelo chanfro em um de seus lados.
- O C.I ( circuito integrado) LM 3914 , também tem seu lado identificado por um corte ou apenas um ponto na parte superior de sua superfície
- Resistores não possuem lados (tanto faz a posição a ser colocada )
- Sinal deve ser ligado diretamente no fio roxo da sonda lambda.
- Para um ajuste mais preciso , utilize o potenciômetro , ele pode variar de um led a mais ou menos , deixe de preferência no meio

Alguma dúvida só me perguntar!!!

11 comentários:

  1. Pô Thales que dahora!
    Estava precisando de um destes, hehehe o motor do carrinho está dificil de regular.
    Mas e ai? Chegou a montar um?
    Abração
    Wurs

    ResponderExcluir
  2. Então Wurs sabe como é meu pai é meio encanado com esse esquema de modificar o carro...

    Porem montem um sim na protobord, e realmente funciona certinhoo, muito bacanaa.

    Cara se você instalar uma sonda lambda aew fica facinho regular srsrsrs

    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. dá pra usar como contagiros o mesmo esquema ?

    ResponderExcluir
  5. VC TERIA COMO LOCAR O O ESQUEMA ELÉTRICO PARA NOS COPIAR . E MANUAL DE MONTAGEM E INSTALAÇÃO ILUSTRADOS

    ResponderExcluir
  6. Muito bom amigo.
    Só há uma correçãozinha a fazer:
    Valores baixos de milivoltagem indicam "falta" e não excesso de combustivel.
    Valores altos por sua vez, indicam excesso.
    Queima ideal próximo de 850mv.
    Grande abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  7. Muito bom amigo.
    Só há uma correçãozinha a fazer:
    Valores baixos de milivoltagem indicam "falta" e não excesso de combustivel.
    Valores altos por sua vez, indicam excesso.
    Queima ideal próximo de 850mv.
    Grande abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz um não funcionou eu tô achando q é o ci
    pq ele está assim lm3914n-1

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz um não funcionou eu tô achando q é o ci
    pq ele está assim lm3914n-1

    ResponderExcluir