Salve salve minha galera após uma grande ausência aqui no Blog estou de volta!!
Bom confesso que estava realmente sem tempo, a faculdade estava acabando com minha vida.
Bom hoje vou postar um projeto muito simples, porem muito funcional, que se trata de um sensor HALLMETER.
Pouca gente sabe que é um HALLMETER, vamos então para uma breve explicação:
"O hallmeter (indicador de mistura) é um instrumento que permite o monitoramento da proporção oxigênio/combustível que está sendo queimada pelo motor. O funcionamento desse instrumento é simples, ele recebe informações da sonda lambda (correntes elétricas que variam de aproximadamente 100mV a 1000mV) que acende os leds nele existentes."
Esses são alguns exemplos de Hallmeter
Bom mais que é tudo isto? "sonda lambda"?
Vamos a uma breve explicação:
O Hallmeter que construiremos é um voltímetro com uma escala de 0,1Volt a 1,0Volt , representados por 10 led (diodo emissor de luz) indo da misturapobre a rica . Veja o gráfico abaixo
O Hallmeter pode ser usado em qualquer veículo que necessite de cuidados especiais quanto ao acerto da alimentação , principalmente em carros sobrealimentados onde é comum a quebra de motores devido a falta de combustível, deixando o veículo trabalhar com mistura pobre e provocando um sobre aquecimento, a mistura rica também pode prejudicar o rendimento do preparo mas não de forma tão danosa quanto a mistura pobre .
Funcionamento da sonda lambda
O Sensor Lambda detecta o teor de oxigênio nos gases de escape , e informa à unidade de comando quanto a sua presença em relação ao ar de amostragem dentro do sensor para cálculo estequiométrico . O sensor gera milivolts conforme o teor de oxigênio nos gases de escape .
O sensor lambda é um elemento em forma de dedal , fabricado de dióxido de Zircônio (um material cerâmico ), coberto interna e externamente por uma fina camada de Platina microporosa. Esse elemento é na verdade uma célula galvânica (funciona como se fosse uma pilha ) é excitado pela temperatura e pelas oxidação do material que sobrou na combustão.
Valores Altos de milivoltagem: significam que praticamente todo o oxigênio injetado na câmara de combustão foi queimado
Valores Baixos de milivoltagem: Oxigênio sendo injetado além do necessário , havendo oxigênio nos gases de escape .
Vamos a lista de materiais:
Componentes Eletrônicos
2- Capacitor eletrolítico 2,2 mF / 16 V ou maior
3- Resistor 1kΩ / 390 W
4- Potenciômetro 10kΩ / 4,7 KW
5- 2 Led vermelho (ALTO BRILHO )
6- 2 Led amarelo (ALTO BRILHO )
7- 6 Led verde (ALTO BRILHO )
8- Soquete para C.I. de 18 pinos.
vamos a montagem:
Podemos observar também a presença de um juper, este serve para mudar o modo de visualização, deixando com as opções de apenas um led aceso por vez ou um preenchimento, como se fosse um VU meter.
Podemos observar, na primeira imagem, a presença de 3 furos que são eles respectvamente da esquerda para direita:
1° VCC (12V)
2° GND (terra)
3° Sinal (vindo da sonda lambda)
Preste atenção :
- o capacitor é identificado pelo lado positivo ou negativo que se encontra na sua carcaça , alguns apresentam somente o positivo outros somente o negativo.
- os leds também possuem um lado próprio, sendo o catodo (positivo) identificado pelo chanfro em um de seus lados.
- O C.I ( circuito integrado) LM 3914 , também tem seu lado identificado por um corte ou apenas um ponto na parte superior de sua superfície
- Resistores não possuem lados (tanto faz a posição a ser colocada )
- Sinal deve ser ligado diretamente no fio roxo da sonda lambda.
- Para um ajuste mais preciso , utilize o potenciômetro , ele pode variar de um led a mais ou menos , deixe de preferência no meio
- os leds também possuem um lado próprio, sendo o catodo (positivo) identificado pelo chanfro em um de seus lados.
- O C.I ( circuito integrado) LM 3914 , também tem seu lado identificado por um corte ou apenas um ponto na parte superior de sua superfície
- Resistores não possuem lados (tanto faz a posição a ser colocada )
- Sinal deve ser ligado diretamente no fio roxo da sonda lambda.
- Para um ajuste mais preciso , utilize o potenciômetro , ele pode variar de um led a mais ou menos , deixe de preferência no meio
Alguma dúvida só me perguntar!!!
Pô Thales que dahora!
ResponderExcluirEstava precisando de um destes, hehehe o motor do carrinho está dificil de regular.
Mas e ai? Chegou a montar um?
Abração
Wurs
Então Wurs sabe como é meu pai é meio encanado com esse esquema de modificar o carro...
ResponderExcluirPorem montem um sim na protobord, e realmente funciona certinhoo, muito bacanaa.
Cara se você instalar uma sonda lambda aew fica facinho regular srsrsrs
grande abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirdá pra usar como contagiros o mesmo esquema ?
ResponderExcluirVC TERIA COMO LOCAR O O ESQUEMA ELÉTRICO PARA NOS COPIAR . E MANUAL DE MONTAGEM E INSTALAÇÃO ILUSTRADOS
ResponderExcluirMuito bom amigo.
ResponderExcluirSó há uma correçãozinha a fazer:
Valores baixos de milivoltagem indicam "falta" e não excesso de combustivel.
Valores altos por sua vez, indicam excesso.
Queima ideal próximo de 850mv.
Grande abraço e obrigado
Muito bom amigo.
ResponderExcluirSó há uma correçãozinha a fazer:
Valores baixos de milivoltagem indicam "falta" e não excesso de combustivel.
Valores altos por sua vez, indicam excesso.
Queima ideal próximo de 850mv.
Grande abraço e obrigado
Mt bom
ResponderExcluirParabéns
Mt bom
ResponderExcluirParabéns
Eu fiz um não funcionou eu tô achando q é o ci
ResponderExcluirpq ele está assim lm3914n-1
Eu fiz um não funcionou eu tô achando q é o ci
ResponderExcluirpq ele está assim lm3914n-1