quarta-feira, 20 de julho de 2011

Strobo Com lampâdas incandescentes.

Salve minha galera esse é um pedido de um leitor, o nome dele é RAFAEL LIMA , gostaria de agradecer pelos elogios, e me desculpar pela ausência.

Bom ele deu uma olhada no projeto do ESTROBO DE LED e ficou curioso se esse projeto poderia ser aplicado para acionamento de lampâdas incandescentes?

Bom é uma ótima idéia, porem temos que mudar algumas coisinhas, lampâdas incandecentes consome mais corrente, além de trabalhar com corrente alternada, mais é possível sim, para isso vamos fazer pequenas modificações, para trabalhar com a parte de corrente alternada, e ainda mexendo com maiores potências, utilizaremos os TRIACS.

TRIAC (triode for alternating current) ou seja triodos para corrente alternada, seu funcionamento é bem simples sendo representado pela seguinte imagem:





Bom para implementarmos este esquema no nosso projeto inicial basta apenas um transistor BC547 para fazer o acionamento deste TRIAC:

E o esquemático elétrico fica desta maneira:



Infelizmente  RAFAEL LIMA eu estou meio sem tempo para montar ele em uma placa e mostrar o funcionamento, porem esta testado e simulado no software, caso você não consiga o funcionamento, me escreva que eu tirarei suas duvidas.

Bom você me perguntou sobre uma luz rítmica né?

Se for realmente de interesse, me escreva também que eu projeto alguma bem simples de se construir, e posto aqui no Blog também para ajudar todos que tem duvidas sobre isso

Obrigado a todos

Abraços Thales Nicoleti


15 comentários:

  1. valeu cara muito obrigado por toda a atenção
    se for possível ainda gostaria de um protejo com luz rítmica
    atenciosamente
    Rafael lima

    ResponderExcluir
  2. Luz rítmica? que tipo? em forma de VU? ou apenas uma luz que acenda com o som? um LED que pisque com o som? um monte de LED's que acendam com som?

    ResponderExcluir
  3. se possivel uma luz incandescente ritmica que pisque ao ritmo do som

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o circuito, mas não deveria ter um resistor entre o coletor de Q1 e a fonte, para limitar a corrente no GATE do TRIAC?

    ResponderExcluir
  6. so pra ajudar, tem uns projetos de luz ritmica com o tip31c, que suporta em torno de 150 leds, nao é um circuito dificil e paguei 1,20 no tip

    ResponderExcluir
  7. Cara sou novo aki , eu queria saber como fazer um strobo com lampada xenon tipo ferradura , por favor ja pesquise em todo canto e não consegui uma explicação detalhada , um tipo de passo a passo , estou na espera da resposta , vlw cara

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Cara é bem simples um circuito com xenom, só não sei a facilidade para comprar a lampada e achar todos componentes, porem esta aew um link que tem um circuito

    http://www.eletronica.com/img/strobo.gif

    Tome cuidado este circuito funciona com altas tensões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela resoposta ,ja éguntei em varios blogs e niguem me repondeu , cara eu naum entendo direito esse circuito que voçe mandou dava para voçe fazer um tutorial igual o strobo de leds por favor?

      Excluir
  10. Muito obrigado pela resoposta ,ja éguntei em varios blogs e niguem me repondeu , cara eu naum entendo direito esse circuito que voçe mandou dava para voçe fazer um tutorial igual o strobo de leds por favor?

    ResponderExcluir
  11. Pois é teria como fazer uma explicação detalhada de como fazer esse strobo de xenon?, creio que deve ser o tipo de strobo mais procurado para se aprender a fazer, desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
  12. Olá amigo Thales, a tempo acompanho seu blog; e gostaria desde já de parabenizá-lo pela iniciativa... mas gostaria de pedir sua ajuda: fiz o circuito acima similar ao do post anterior(estrobo de led) e liguei em 12v e então tudo ok, apos brincar um pouco com ele pensei em colocá-lo para funcionar como pisca alerta de uma moto pequena(150 cc), na verdade parar com essas motos em faixas de pedestre ou acidentes é altamente perigoso, caso siga adiante terei que fazer alguma modificação? As lâmpadas dos piscas da moto são de 16w cada, que da um total de 64 w, este circuito e capaz de fazê-las funcionar de forma que pareça um pisca alerta? Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  13. Olá Thales esse TIC 126 não seria um SCR?

    ResponderExcluir
  14. boa noite Thales! amigo como pude ver que vc menda muito em eletrônica,gostaria de saber se é possível vc fazer um esquema de um simulador de sonda lambda automotiva,para se fazer teste de sonda,se poder eu e muitos mecânicos ficaremos muitíssimos gratos a vc. abraço

    ResponderExcluir