quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Acionamento de reles temporizado.

          Fala galera, semana passada Um leitor do blog, chamado Marcos, me perguntou se seria possível acionar 29 reles, através de um , porem quando acionados (através de um botão de pulso) permanecessem por 5 segundos.
          Bom infelizmente a faculdade esta me tomando um grande tempo este semestre, porem em um tempinho livre acabei desenvolvendo o que ele estava precisando.

          Não sei qual é a ideia real do marcos, mais 29 reles acionados ao mesmo tempo? Não seria mais fácil        apenas um com uma capacidade de corrente maior? Não seria mais fácil acionar um contator?

         Bom talvez ele queira controlar cargas com tensões diferentes!! mais enfim segue o projeto:


          Bom de cara já percebemos que não existe 29 Reles, porem é apenas um esquemático, em função do espaço, acabei colocando apenas 5 que estão sendo acionados por um outro mais a cima na imagem, porem é possível colocar todos, apenas ligando-os em paralelo como estão representados os 5 presentes, devendo atentar apenas para a corrente máxima exigida por todas as bobinas, garantido que ela será menos que a corrente máxima que o rele que os aciona consegue fornecer.

          Bom a parte do temporizador, utilizei o famoso 555, que através de um potenciômetro é possível regular o tempo com que se fica acionado o sistema.

          O acionamento é feito através de um botão de pulso.

          Em seguida uma foto que mostra com mais detalhe a parte do temporizador:


          Podemos notar que existe um diodo em anti-paralelo com a Bobina para evitar qualquer danificação em função de tensões ou correntes induzidas pela bobina do rele.

          Em seguida um vídeo demostrando um pouco do funcionamento do circuito:








Um comentário:

  1. olá, preciso de um circuito parecido com esse, mas em vez de acionar 29 relés, presciso que o temporizador acione 4 relés alternadamentes. quando chegar ao ultimo relé(4) acione o relé(1) e iniciando o ciclo de relé novamente.É possivel ?

    ResponderExcluir