segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Fresa CNC para PCI.(Eixo Y)




Parte 01 - Parte02 - Parte03 - Parte04 - Parte05 - Parte06 -



Salve galera estou aqui mais um dia para postar mais uma etapa da minha CNC, o fim de semana foi bem corrido, fim de semestre milhões de provas, toneladas de matéria, mais como de lei o fim de semana uma horinha para dedicar ao projetos eu tiro, apesar de que passei um grande tempo deste fim de semana ajudando umas amigas a fazer um projeto de conclusão de curso, também trabalhei um pouco na minha fresa.
Bom como estava meio sem tempo e meio sem material optei por começar a desenvolver o eixo Y, e como sempre utilizando peças de sucatas, nessa onda de desmontar impressoras, acabei pela curiosidade de ver como era um scaner, e para minha surpresa, encontrei além de motores, sensores, placas, cabos, um trilho mais fino, ideal para fazer o eixo Y, como ele se locomove, temos que tentar fazer o mais leve possível então a utilização de trilhos mais finos, o bom que apenas um deles já foi o suficiente, cortei eles ao meio e comecei a procurar material.
a principio pensei em fazer de alumínio, mais encontrei um pedaço de fibra de carbono ideal, então cortei no tamanho certo.

Fibra de carbono a ser cortada.

vista mais de perto da fibra de carbono.

Pedaço já cortado na medida exata.

Outra visão do pedaço cortado.


Bom próximo passo era prender os trilhos, para isso a maneira que melhor encontrei foi utilizando cantoneiras de alumínio mesmo, tendendo para o projeto mais leve e resistente possível, cortei os pedaços no tamanho que  precisava , e para fixa-los, utilizei parafusos, fazendo as roscas na própria cantoneira, evitando utilização de porcas, que poderiam pesar mais ainda o projeto. 


Fazendo rosca, para parafuso M4.

 Passando machos para M4.


Bom após passar os machos e terminar os foros , restou apenas a fixação de  todo o conjunto, finalizando mais uma etapa da fresa CNC, tendo um resultado ais ou menos assim:





Cantoneiras presas na base.

Parafusos M4 escareados.

Trilhos presos nas cantoneiras.

Visão superior.



Parte 01 - Parte02 - Parte03 - Parte04 - Parte05 - Parte06 -




.



Um comentário:

  1. Estou lendo seu post agora, 3 anos depois, mas o acabamento e cuidado que você teve foi impecável. Mesmo sendo sucata, só dar uma limpada e polida que parece zero.

    ResponderExcluir